Curiosidades sobre Jó servo fiel, que teve sua integridade desafiada...

O LIVRO DE JÓ (1:1-5). ESTE NOS APRESENTA JÓ, HOMEM "INCULPE E RETO, QUE TEME A DEUS E DESVIA-SE DO MAL". JÓ É FELIZ, TENDO SETE FILHOS E TRÊS FILHAS. É UM PROPRIETÁRIO DE TERRAS RICO EM SENTIDO MATERIAL, POSSUINDO NUMEROSOS REBANHOS E MANADAS. TEM MUITOS SERVOS E É "O MAIOR DE TODOS OS ORIENTAIS". (1:1,3) TODAVIA, NÃO É MATERIALISTA, POIS NÃO SE FIA EM SEUS BENS MATERIAIS. É TAMBÉM RICO EM SENTIDO ESPIRITUAL, RICO EM BOAS OBRAS, SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR ALGUÉM AFLITO OU ANGUSTIADO, OU A DAR UMA VESTIMENTA A ALGUÉM NECESSITADO. (29:12-16; 31:19,20) TODOS O RESPEITAM. JÓ ADORA O VERDADEIRO DEUS, JEOVÁ. RECUSA-SE A PROSTRAR-SE DIANTE DO SOL, DA LUA E DAS ESTRELAS, COMO FAZEM AS NAÇÕES PAGÃS, MAS É FIEL A JEOVÁ, MANTENDO A INTEGRIDADE A SEU DEUS E DESFRUTANDO UMA RELAÇÃO ÍNTIMA COM ELE. ( 29:7, 21-25; 31:26,27; 29:4) JÓ SERVE QUAL SACERDOTE PARA SUA FAMÍLIA, OFERENDO REGULARMENTE SACRIFÍCIOS QUEIMADOS, PARA O CASO DE TEREM PECADO.

SATANÁS DESAFIA A DEUS ( 1:6_2:13). ABRE-SE DE MODO MARAVILHOSO A CORTINA DA INVISIBILIDADE, DE MODO QUE PODEMOS VISUALIZAR COISAS CELESTIAIS. JEOVÁ É VISTO PRESIDINDO UMA ASSEMBLÉIA DOS FILHOS DE DEUS. SATANÁS TAMBÉM COMPARECE. JEOVÁ TRAZ À ATENÇÃO SEU FIEL SERVO JÓ, MAS SATANÁS DESAFIA A INTEGRIDADE DE JÓ, ACUSANDO JÓ DE SERVIR A DEUS POR CAUSA DOS BENEFÍCIOS MATERIAIS RECEBIDOS. SE DEUS PERMITIR QUE SATANÁS LHE TIRE TAIS COISAS, JÓ SE DESVIARÁ DA SUA INTEGRIDADE. JEOVÁ ACEITA O DESAFIO, COM A RESTRIÇÃO DE QUE SATANÁS NÃO TOQUE NO PRÓPRIO JÓ.

MUITAS CALAMIDADES COMEÇAM A SOBREVIR AO INSUSPEITO JÓ. ATAQUES-SURPRESA DOS SABEUS E DOS CALDEUS LEVAM SUAS GRANDES RIQUEZAS. UMA TEMPESTADE MATA SEUS FILHOS E SUAS FILHAS. ESTA PROVA SEVERA FRACASSA EM FAZER COM QUE JÓ AMALDIÇOE A DEUS OU SE DESVIE DELE. EM VEZ DISSO, ELE DIZ: "CONTINUE A SER ABENÇOADO O NOME DE JEOVÁ". (1:21) SATANÁS, DERROTADO E PROVADO MENTIROSO NESTA QUESTÃO, COMPARECE OUTRA VEZ PERANTE JEOVÁ E ACUSA: "PELE POR PELE, E TUDO O QUE O HOMEM TEM DARÁ PELA SUA ALMA." (2:4) SATANÁS AFIRMA QUE, SE LHE FOSSE PERMITIDO TOCAR NO CORPO DE JÓ, PODERIA FAZER COM QUE JÓ AMALDIÇOASSE A DEUS NA SUA FACE. COM A PERMISSÃO DE FAZER TUDO MENOS TIRAR A VIDA DE JÓ, SATANÁS FERE JÓ COM UMA TERRÍVEL DOENÇA. SUA CARNE FICA "REVESTIDA DE GUSANOS E DE PÓ ENCROSTADO", E SEU CORPO E SEU HÁLITO TORNAM-SE FEDORENTOS PARA SUA ESPOSA E SEUS PARENTES. (7:5; 19:13-20) COMO INDÍCIO DE QUE JÓ NÃO VIOLOU SUA INTEGRIDADE, A ESPOSA INSTA COM ELE: "AINDA TE AFERRAS À TUA INTEGRIDADE ? AMALDIÇOA A DEUS E MORRE !" JÓ A CENSURA E NÃO 'PECA COM OS SEUS LÁBIOS'. __ 2:9,10.

"TODA A ESCRITURA É INSPIRADA POR DEUS E PROVEITOSA"

seravat
Enviado por seravat em 29/03/2012
Código do texto: T3582754