GOVERNADOR DE ILUSÃO (Transformar o lixão num canteiro de obras...)

Fiquei extremamente “feliz” ao ver uma reportagem na TV RECORD, em que o governo mostrava os avanços na educação, fazendo referência ao piso nacional e ao compromisso do Estado pela educação em Goiás. O que mais impressionou, foi a capacidade dissimulativa de afirmar que o impasse entre professores grevistas e governo chegou a um denominador comum e que a educação em Goiás caminha a passos largos.

Como prova, mostrou alunos em sala de aula; até aí tudo bem, pois lugar de aluno e na sala de aula, mas o que vimos foram alunos bonitos, bem vestidos, com excelente articulação verbal e motora... O que não significa que os nossos alunos não sejam tudo isso, porém o espaço físico/escola em que fora gravada a reportagem não traduz a realidade das escolas deterioradas, mal conservadas, caindo sobre nossa cabeça... O que se vê na reportagem é uma escola modelo, muito bem iluminada, a sala de informática dá a impressão de que estamos na NASA, e o pátio até se parece com um SPA.

Estar numa escola dessas, trabalhar com um plantel tão elitizado, eu nem precisaria de aumento no salário. A imagem vendida é uma afronta a inteligência da sociedade, pois os nossos filhos estudam em escolas sucateadas e com somente a promessa de que um dia será reformado. Este é o poder do marketing, capaz de transformar o lixão em um canteiro de obras... E enquanto isso, nós professores ficamos felizes em fazer parte de tão engendrada manipulação!!!

Infelizmente, ainda existem escolas de placas em que a temperatura das paredes em dias de sol chega a 40°C, reprovada pelo CBMGO... Uma armadilha, que põe em risco a vida dos alunos e de valorosos professores, heróis de causa perdida... Mas a intenção foi boa, quem não gosta de se sentir importante, valorizado, privilegiado por uma instituição que prioriza o ser humano... Um vendedor de ilusão, eficaz e competente na arte de persuadir. Sem nenhum eufemismo, pelo contrário pessimista, ainda creio que um dia teremos um modelo de educação capaz de satisfazer todas as nossas expectativas, uma instituição eficiente e muito bem administrada.

É fácil crer numa utopia, sonhar com algo inatingível, propor a realização dos mais secretos sonhos como se isso fosse facilmente possível, vender a idéia de que podemos ser melhores do que somos somente por emitirmos um mantra que nos conecta ao cosmo da felicidade. Apenas ilusão e nada mais!

flavoide
Enviado por flavoide em 04/04/2012
Reeditado em 05/04/2012
Código do texto: T3593827