" UMBIGOCENTRISMO "
 
Sempre quis enxergar além, por sobre as cabeças da multidão que divide os espaços comigo.
E olhando além, por vezes bradei contra os demagogos políticos, contra vizinhos mal educados, atribuindo-lhes os problemas hodiernos.
Mas um dia, como se eu recebesse um chacoalhão espiritual, parei, refleti e cheguei à simples conclusão de que vivo num novo tempo, com uma nova visão de mundo, vivo num umbigocentrismo agudo.
Percebi então que estava errado, pois tudo o que não girasse em torno de mim não importava; fechei-me numa autosupervalorização, e os problemas estavam aí, em mim, e não nos outros.
Eu não respeitava os idosos, a faixa de pedestre, os cegos, os deficientes, eu não ligava pras leis, ignorava doutrinas, cuspia nas fardas.
Eu destruía o patrimônio alheio, afinal, não era meu, e o que não era meu não importava.
Eu discriminava, pois sentia-me superior, tanto em raça, classe e cor. Eu jogava lixo no chão, pela janela do carro e nos córregos, porque não era eu e nem ninguém da minha família ou do meu círculo de convivência que teria de limpar.
Eu, por vezes – perdoe-me meu Deus –, já tive vontade de matar alguém, pois não reconhecia o outro como sujeito, como igual a mim, não tinha a capacidade de reconhecê-lo como filho de alguém que o esperava, como pai que deixaria filhos órfãos.
Meu umbigo é o que importava a mim, as minhas vontades e as dos meus; o ao redor não era eu, e devido a minha personalidade narcisa, eu ignorava.
Ignorava o alheio, e com isso, não o enxergava como igual, o que levava-me a uma frieza ímpar, a ponto de destruir o ser ao lado sem perceber que esse ser participa da mesma existência que eu.
Ainda bem que eu acordei...

 
Elder Prates
Enviado por Elder Prates em 08/04/2012
Reeditado em 14/06/2016
Código do texto: T3600859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.