Crença e fé

Há uma pequena confusão entre fé e crença. A crença é cega, a fé não! Quando acionamos um interruptor, sabemos que a lâmpada vai acender - sem necessidade de conhecer os detalhes de como a coisa funciona. A fé tem lastro...

A crença seria o contrário, geralmente sem base firme, sem justificavas plausíveis. Os Incas tinham uma crença... e todos sabemos no que deu! Minha avó materna acreditava, baseada numa cultura voltada para interesses comerciais - preservar o precioso líquido, que leite com manga dava cólicas e poderia até matar.

A confiança que eu tinha nela me fez acreditar nisso também por um bom tempo - até ter o esclarecimento e conseguir provar a mim mesmo o contrário através da experimentação e comprovação da realidade. Vivi inocentemente uma crença até descobrir que aquilo não era digno de fé...

Minha avó morreu sem nunca descobrir a verdade. Sinal de que uma vida nem sempre é suficiente para descobrirmos tudo. E que a nossa verdade de hoje pode, inclusive, não ser a mesma amanhã.

Lourenço Oliveira
Enviado por Lourenço Oliveira em 28/04/2012
Código do texto: T3637869
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.