O PERDÃO

O Perdão traz benefícios a quem perdoa e ao perdoado, o perdão por si só é benéfico e faz muito bem, existe o perdão silencioso, o perdão é dado, o perdoado não fica sabendo, e continuará se martirizando, ao perdoarmos devemos informar ao perdoado sobre o nosso perdão, ele vai se sentir aliviado e agradecerá ao perdoador que também se sentirá melhor, não podemos perdoar e guardar esse perdão, ele não trará benefícios nem para o perdoador nem para o perdoado, se tivermos oportunidade de falar diretamente, não podemos deixar de faze-lo, caso não seja possível, devemos perdoar através das nossas orações e do nosso coração.

O que me fez refletir mais ainda sobre o perdão, é que é mais fácil de se dar o perdão, do que pedir o perdão, por orgulho ou medo da resposta, o pedido de perdão é muito difícil, também é uma forma de perdoar, de reconhecer que erramos, acabamos influenciando outras pessoas a nos causarem algum tipo de magoa inconscientemente, seja pelas decisões que tomamos contrário aos interesses de outras pessoas, pelo nosso jeito de ser, não sei porque, mas, pessoas se sentem atraídos por outras pessoas, que seja positivamente ou negativamente, o fato é que estamos em um mundo, que nos obriga a tomar decisões e por mais correto que estejamos acabamos interferindo na vida de outras pessoas, outras pessoas também tem que tomar decisões contrárias aos nossos interesses e a magoa é inevitável para os dois lados.

O pedido de perdão enobrece o ato de quem o faz, é preciso muita coragem para reconhecer o erro, por esse motivo, para muitas pessoas é melhor deixar o tempo resolver os problemas sozinho e esperar que as pessoas esqueçam a magoa que ele causou, deixar o tempo ir passando, se aproximar e ver o que acontece, é claro que o tempo não vai resolver, a magoa vai ficar adormecida e na primeira oportunidade ela voltará a tona, ainda mais avassaladora, começando uma nova fase de ataques e cada um se defende na certeza de que quem estar errada é sempre a pessoa oposta, todos acham que seu lado de ver as coisas é o certo, que o outro erra porque não ver o seu lado, que ele poderia ceder e refletir ai chegaria a conclusão do seu erro, não nos damos conta de que divergências existem e devem ser resolvidas, para que a equação feche para os dois lados.

Para quem pensa em pedir o perdão, fica bem mais difícil, quando tentam imaginar a reação do seu perdoador, e começa a se questionar: ele não vai me perdoar, eu o conheço!
tente você pode se surpreender, será que ele vai achar que estou sendo fraco? acredite será o maior dos corajosos, devemos ter certeza do que queremos, se erramos vamos em frente, temos que criar coragem e pedir  perdão, acabar com o sofrimento! não podemos deixar o tempo passar, quanto mais rápido melhor, menos sofrimento para ambas as partes e se preciso perdoar para pedir o perdão faça os dois.

O pedido de perdão não pode virar uma regra, como um sinal de que estamos direto no erro,  que mesmo sem culpa nenhuma da ação de outra pessoa nós achamos que devemos pedir perdão e isso vira rotina, tudo tem seu limite, o perdão é como o amor, tem que ser verdadeiro, sair dizendo eu amo sem amar, é bem melhor ficar em silêncio. Pedimos a Deus que nos dê o discernimento para compreender os nossos erros e não sermos fracos a ponto de sairmos empurrando com a barriga nossos problemas, magoando aos outros a todo momento, por que nos falta a coragem para pedir o perdão.

Fiquem com Deus.

Elivaldo Pereira
Enviado por Elivaldo Pereira em 06/05/2012
Código do texto: T3652528
Classificação de conteúdo: seguro