A realidade que percebo



A realidade que percebo mentalmente pode ser ilusória posto que é imaterial e “intelectualmente” construída, decorrente de uma criação processual de nosso cérebro, entretanto seria uma ilusão imaginar que a irrealidade mental que percebemos não reflete a realidade do mundo exterior, mesmo que em verdade a realidade possa não ser exatamente o irreal que percebemos.
 
Não vejo, não sinto, não escuto e não percebo aromas, como algo real, apenas os percebo como uma composição construída complexamente  em nosso cérebro, decorrente de seu processamento mental. Por isso ver uma cadeira ou pensar na mesma cadeira “iluminam” exatamente as mesmas áreas cerebrais. Como não sentimos diretamente o mundo exterior, e sim através de sensores externos e de um vasto processamento cerebral, processamento este que, sim, cria a sensação de percepção, nada impediria que pudéssemos ser uma colonização de cérebros, por alienígenas avançados, nos quais os impulsos elétricos dos sensores naturais possam ter sido substituídos por impulsos elétricos controlados por alguma máquina computacional e acreditaríamos piamente que estamos vivendo a realidade que ilusoriamente estaríamos vivendo. Mas sendo pragmático, apesar de poder ser uma realidade o devaneio acima, ele ainda me parece irreal, apesar de sua realidade ser uma possibilidade.
 
Agora, continuando o texto, com a crença de que não sou um cérebro cultivado em laboratório, e sim um ser humano real, não posso garantir que, como exemplo, minha percepção do vermelho seja exatamente igual a sua percepção do vermelho, mas seria irreal não crer que o vermelho exista, ele é real e se refere a um comprimento de onda eletromagnética específica, da ordem de “625–740 nm”.
 
A minha percepção do vermelho pode ser diferente da sua, mas ambos concordaremos que o que eu chamo perceber como vermelho, é exatamente a mesma criação mental que você realiza e que chamas de vermelho, mesmo que o sentido ou o sentimento dele possam ser diferentes para nos dois.
 
Como o circuito cerebral é em geral, em animais saudáveis, bastante parecido nos seres de mesma espécie, entendo que a nossa criação mental, mesmo que ilusória do real que nos cerca e que percebemos sejam idênticas entre eu, você e qualquer outro saudável ser humano.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 08/05/2012
Código do texto: T3656089
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.