Não creio em autoridades do saber


Não creio em autoridades do saber, todos estamos passiveis de erros. De uma forma civilizada e democrática,  me proponho a ouvir todos, mas jamais acreditar simplesmente pelo acreditar, esteja falando quem estiver, uma vez que podem estar enganados, ou possuírem interesses no que apregoam ou defendem. Busco crer naquilo que seja lógico, que seja racional, que me permita uma análise crítica independente, e que ou possuam evidências positivas ou então saberes de inúmeras pesquisas sérias, de diversos pesquisadores independentes e que envolvam diversas fontes confiáveis,  mas que não vão de encontro direto a saberes já modelados, “axiomatizados” e comprovados.  Nem tudo possui ou possuirá evidência clara e direta, mas isto não pode significar que tudo é possível, devo ter uma mente aberta, mas ela não pode ser tão aberta que seja oca. Mesmo assim existem muitas coisas em que apenas creio posto que as pesquisas ainda não justificam o status de conhecimento.
 
Não creio na possibilidade de que alguém saiba tudo. A necessidade de aprofundamento nas pesquisas tem criado cada vez mais especialistas fortemente focados em uma área muito restrita do saber. Entendo que está chegando o momento de, com a tecnologia da informação e com a computação paralela de alta capacidade, iniciarmos um grande salto que é a integração deste saber. O conhecimento como um todo somente tem a ganhar, os conhecimentos se somam e conseguiremos um avanço astronômico quando realmente ingressarmos na era do “multiconhecimento” integrado, e o salto será ainda maior quando a computação quântica for uma realidade.
 
Se não nos destruirmos antes, enquanto humanidade, ou se nenhum cataclismo global ocorrer, estamos fadados a integrar o nosso conhecimento, e elevarmos exponencialmente nossos conhecimentos e nossas possibilidades, abrindo espaço para novos e fecundos saberes.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 19/05/2012
Código do texto: T3676560
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.