Nada mais deconfortável em uma conversa quando alguém supõe arbitrariamente que seu interlocutor é, ou está sendo, incapaz de compreendê-lo, sem autoindagar-se sobre a possibilidade de ser ele mesmo, o próprio infeliz, incapaz de se fazer entender.

É de extrema valia certificar-se da propria capacidade em usar adequadamente os signos de linguagem inerentes á linguistica usual e prática daquele a quem se pretende elucidar ou informar. Isto feito, evita-se de incorrer no erro de falar em latim a um aborígene, ou, vice-versa.


Certa feita , num congresso de abrangencia internacional, um doutor conceituadissimo em seu pais foi apresentar a sua mais recente descoberta cientifica na área em questão.
Poucas horas antes do seu discurso de apresentação formal da sua pródiga descoberta no ambito da comunidade mundial imbuida nos processos daquela ciência, juntou-se a um grupo que ouviam, todos muito interessados, a um senhor sentado a uma cadeira de rodas.
Em dado momento, o senhor indagou sobre um detalhe na pesquisa do conceituado doutor. Pediu algumas explicações ao que este ficou por horas tentando fazê-lo ao senhor, que nunca entendia suas explanações. Exasperou-se e foi indelicado com o senhor. Os demais, foram saindo de fininho, constrangidos com a situação.
Chegada a hora de o doutor subir a tribuna, a pessoa indicada pelo comite organizador do congresso para fazer uma espécie de versão oficial do discurso para a sociedade em geral no mundo, não compareceu , deixando apenas um envelope contendo cartas manuscritas , para ser entregue ao mestre de cerimonias.
As cartas diziam: Peço infinitas desculpas a todo o mundo pela minha ausencia. Fui acometido por um mal súbito que culminou pela perda de minha capacidade de interpretar o que as pessoas dizem. O doutor fulano é decerto um homem brilhante tal como o deve ser o seu trabalho. Nos meus quarenta anos de profissão ajudei tantos homens e mulheres brilhantes a divulgarem seus trabalhos cientificos para a humanidade que acabei por me tornar, por osmose, também um cientista. Este é o meu trabalho e tudo que sei fazer na vida. Sempre o fiz muitissimo bem.Os premios e o reconhecimento a minha pessoa concedidos ao longo de minha carreira por pessoas e entidades respeitáveis assim o denotam.
Porém, hoje foi o dia em que vi tudo cair por terra. Pensei, e por isso peço desculpas, ter encontrado um lapso nos apontamentos do doutor fulano. Ao narrar-lhe de minha desconfiaça quase imbecil, ele me fez ver ao quanto reduziu-se minha capacidade .
Para consertar-me de tamanha trapalhada, envio em anexo a minha estúpida dúvida e a resposta para tal ,se minha indagação fosse embasada em fatos reais.
Haviam no envelope um total de 16 cartas, todos escritas a mão pelo senhor tradutor e cada uma em um idioma. Havia ainda um texto em anexo que a maioria supunha ser a dúvida e a referente resposta , mas não puderam ter certeza. O idioma em que estava escrito era desconhecido.
Passado um mês deste ocorrido, os jornais do mundo inteiro publicavam que o experimento do doutor havia produzido uma reação nociva capaz de dizimar a humanidade. Ele não sabia o que poderia estar errado e admitiu que talvez o tradutor o soubesse. Talvez fosse disso que ele estava falando quando ele o ridicularizou.
No mundo inteiro se iniciou uma busca pelo tradutor. Dias se passaram. Todos os governos, todas as pessoas no mundo inteiro procuravam pelo tradutor. Os canais de tv de todo o planeta fazia apelo, mostrava o rosto do tradutor. Haviam equipes de busca e patrulhamento em toda parte, 24 horas por dia.
Mas, nem sinal do tradutor.
Outra frente, igualmente vultuosa, tentava traduzir o texto deixado pelo senhor, junto as cartas. A cada dia mais e mais especialistas se convenciam de que aqule idioma, na verdade, só era conhecido pelo tradutor, porque ele o havia criado.
Empregaram os mais sofisticados recursos tecnologicos para tentar compor algum algoritmo que pudesse decifrar o texto que se tornou o mais importante para a humanidade, não obstante não soubessem o que ele trazia de fato em seu teor.
Conseguiram traduzir apenas a ultima frase do texto depois de 15 dias de tentativas. Foi a vitória mais amarga da história da humanidade.
"Graças aos céus eu estar errado,posto que , isto uma vez existindo jamais poderá ser desfeito.
Roni Muniz
Enviado por Roni Muniz em 29/05/2012
Reeditado em 29/05/2012
Código do texto: T3694118
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.