MITO OU VERDADE?

Nos últimos tempos a mídia tem usado a expressão MITO OU VERDADE, com excessiva frequência no sentido de conceituar o que é verdadeiro, usual e digno de ser considerado autêntico ou falso, incapaz e desprezível.

A verdade, no contexto, é a realidade comprovada pela ciência e consagrada pelos padrões de conduta nos âmbitos sociais, econômicos, jurídicos, científicos etc. Os mesmos conceitos entendem como mito a negação dessas verdades.

Entretanto, na divulgação desses conceitos, esquecem-se ou omitem que muitas das VERDADES propagadas tem origem nos MITOS.

Mitos não são conceitos ou histórias falsas, no sentido lato.

Os Mitos são histórias e são elementos consistentes e vitais da História da Humanidade.

Os Mitos são as moléculas das Culturas de todos os tempos. Muitas delas se perderam nas brumas remotas das civilizações, mas não se esvaneceram totalmente. Suas reminiscências permaneceram ao longo dos séculos e milênios e motivaram dúvidas e conceitos errôneos chegando ao ponto de serem consideradas MENTIRAS.

No entanto, os MITOS são tão “verdades” que, embora sejam considerados conceitos FALSOS são eles que dão razão de ser a diversas VERDADES.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 12/06/2012
Código do texto: T3720039
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.