CHICO TRINDADE, UM PREFEITO POPULAR

Foi somente depois de muitas campanhas eletivas frustradas que Chico Trindade conseguiu se eleger prefeito de Boqueirão da Chapada, apesar de se gabar pela popularidade.

A cidadezinha perdida no sertão tinha apenas a metade de uma rua com calçamento de paralelepípedos irregulares, nenhum hospital, cinema, posto de gasolina, hotel e sequer uma agência bancária.

Chico tinha que empreender uma longa e cansativa viagem para retirar a verba referente aos repasses para sua prefeitura.

Com a primeira verba Chico tinha comprado uma caminhonete toyota. Contratou um motorista. Os populares diziam que até para fazer as necessidades fisiológicas digestivas ele era conduzido no veículo. Chico só evacuava no mato denso a alguns quilômetros de sua residência. Quando sentia as dores do parto fecal solicitava os serviços do solícito funcionário do volante. Sentava ofegante no banco do passageiro e a toyota roncava em direção à caatinga. Aí Chico relaxava sob uma moita de catingueira. Depois de satisfeito limpava-se com folhas de aroeira e marmeleiro.

O prefeito avisou a Alcides que precisava se deslocar à cidade onde se localizava o banco. Iria executar um volumoso saque, cuja verba se referia a um repasse destinado à saúde.

A estrada de mais ou menos duzentos quilômetros seria percorrida em muitas horas devido ao mal estado de conservação. Um pequeno trecho, já próximo ao destino, estava sendo reformado. Havia uma terraplanagem piçarrada, de modo que muitas pedrinhas soltas na pista saltavam ao serem friccionadas pelos pneus dos carros.

Enquanto Alcides dirigia percebeu que Chico Trindade acenava com para todos os veículos que vinham em sentido contrário. Cismado com a atitude do patrão perguntou:

_O senhor conhece todas as pessoas por aqui, não é seu Chico?

_É... é. Muitos, mas nem todos. O caso é que só porque eu fui eleito prefeito do Boqueirão me tornei muito mais popular. Agora fica todo mundo me adulando, acenando pra mim!

_Eles não estão acenando para o senhor não, seu Chico. Eles estão apenas colocando a mão no vidro para diminuir o impacto caso alguma pedra da piçarra bata no para-brisas!

Chico Trindade franziu o cenho e ficou enfunado. A partir dali não acenou para mais ninguém.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 13/06/2012
Reeditado em 13/06/2012
Código do texto: T3721816
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.