A EDUCAÇÃO TINHA JEITO ("As coisas mudam no devagar depressa dos tempos." — Guimarães Rosa)

A EDUCAÇÃO TINHA JEITO ("As coisas mudam no devagar depressa dos tempos." — Guimarães Rosa)

Fora uma tarde prazerosa, aquela na Praça Criativa, onde estiveram expostos valiosos trabalhos manuais e pesquisas: Mostra Pedagógica/2012! Eu vivera alguns minutos de profunda reflexão sobre o sistema educacional e o procedimento das unidades escolares do município de Senador Canedo. Parecera-me que certas ações foram programadas para atender ao convite da Secretaria só para aquela ocasião. Coisas de profissionais! Outras foram dignas de elogios pela simplicidade e originalidade: a cara dos nossos bons alunos! E no geral, pela a heterogeneidade e a pompa, tinha entendido que houvera uma disputa ao mostrar quem fizera melhor: uma guerra santa! Por onde passara, quisera, cada qual, que eu entrasse no seu quiosque, nunca me sentira tão bem-vindo, explicaram-me alguma coisa, tentado ser melhor sobre a concorrência, foi divertido sim, mas não deixara de ser cultural!

Ali, cada estande tinha representado uma escola municipal. Mas, cá, no Colégio João Carneiro dos Santos, no dia seguinte, revivi as mesmas emoções. Uma coisa inspirou outra. Tive nova oportunidade ao fazer as mesmas reflexões! Não tínhamos os patrocinadores generosos daquele grande evento, porém, tínhamos num espaço menor na quadra de esporte, cada fileira de mesinhas representando uma turma, espaço suficiente para o show.

A "I Feira de Ciência, Meio Ambiente e Tecnologia do JC", sob o comando e a liderança de quem se mostrou competente demais para ser desprezado, o professor de Geografia, Janailson Machado, com o jeito de quem não acreditava muito, porém mostrou serviço e dignidade. Fiquei impressionado com a atuação e o compromisso dos alunos que nem pareciam aqueles meus alunos, dominavam seus assuntos! O sucesso foi tamanho, ficando vergonhoso demais, se algum dos colegas se recusasse a contribuir. Por último, todos nós e até a liderança do colégio sentiu a necessidade de se infiltrar para compartilhar dos méritos.

Sim, todavia cá com meus botões, agora creio, a Educação tem jeito. Com iniciativas como a da Secretaria Municipal de Educação, outrora e até a criatividade e bravura solitária do nobre colega, no entanto atrativas e envolventes, criando uma interdisciplinaridade promissora, de um que seja, já faz a diferença tão esperada. Se há eventos para mostrar, é porque tem o que se mostrar. E se ainda não tem o que mostrar, faça e mostre! Endossamos as palavras do professor Clodoaldo Ferreira: "pensar educação é compreender a dinâmica social como algo mutável, em intensa transformação, sempre em movimento. As identidades são híbridas, cambiantes, negociáveis, múltiplas e contraditórias." ( DM, 15/06/2012, OP. pág. 6). Podemos chamar hoje essa tendência de "transdisciplinaridade".

As pessoas só aprendem o que querem aprender, então cabe à escola acompanhar a evolução dos tempos para canalizar o interesse dos que querem crescer do seu modo.

E paramos na primeira, pertinho da marcha ré!