Ditado do Violino

Certa vez ouvi de uma namorada mais jovem, quando indagada por mim em relação a nossa diferença de idade, a seguinte frase: "Quanto mais velho o violino mais doce a sua música". Na verdade, agora depois de tantas idas e vindas que minha vida me proporcionou, não vejo, sinceramente, nenhuma vantagem na maturidade, além da desilusão de não ser mais o super-homem e de estar o tempo todo em contato com o conceito de minha finitude. O jovem é belo porque é romântico e se ilude achando que a capaz de se tornar o carcereiro do seu próprio tempo. Todavia, o tempo é implacável e pouco se importa com essas tolices da juventude. Apenas o tempo sobrevive à eternidade e só. Quanto a nós... só nos resta se conformar diante do nosso prazo de validade.

Se maduro é apenas isso... ver o prazo de validade acabar e ter o discernimento de que com valioso pode ser o tempo que lhe resta. Não perder tanto tempo com tolices inúteis que são como nuvens fendidas no céu, acaba se tornando o oxigênio tão necessário à sobrevivência da maturidade. Todavia, o olhar mais profundo da maturidade aprendeu colher sorriso entre lágrimas. Talvez seja essa mesmo a grande dádiva da maturidade. Preferi o suco ao bagaço.

(Omena)