NASCIDO DE NOVO.

Sabemos que nossa natureza humana é radicalmente corrupta, logo, precisamos de uma nova natureza não corrupta. Mas, todos são corruptos por natureza? Sim! Mesmo aquelas pessoas doces, amáveis, que foram criadas religiosas e moralmente que foram criadas religiosa e moralmente conforme padrões cultos não deixam de serem pecadores perdidos e mortos espiritualmente. Assim como Nicodemos, todos precisam nascer de novo para verem o Reino de Deus.

“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito”. (João 3.3-8)

I. SOMOS REGENERADOS POR DEUS

A Regeneração é uma obra divina realizada no coração do ser humano. O autor desta nova vida é Deus, não é a religião, nem a educação moral que nos faz sermos regenerados, restaurados e nascidos de novo, mas isto ocorre por atos exclusivos de Deus. Assim, podemos dizer que a Regeneração é um ato secreto de Deus pelo qual Ele nos concede nova vida espiritual.

Antes estávamos mortos para Deus em delitos e pecados, estávamos eminentemente separados de Deus e espiritualmente mortos. “E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados...” (Efésios 2.1), porém, nossa regeneração aconteceu graças ao Sacrifício de Cristo e recebemos nitidamente uma Nova Vida espiritual interior. A morte de Cristo nos garantiu a oportunidade de Nascer de Novo.

“Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo...” (Tito 3.5)

II. SOMOS REGENERADOS PELO ESPIRITO SANTO E PELA PALAVRA DE DEUS

Como vimos, Jesus no dialogo com Nicodemos comenta sobre a necessidade de nascer da água e do Espirito. Ao ouvir a Palavra de Deus o pecador arrependido confessa a necessidade da sua salvação, sendo convencido pelo Espirito Santo que Jesus Cristo é o Senhor e, é nesse exato momento se torna uma nova criatura e recebe o elo do Espirito. Porém, é necessário termos em mente que antes do pecador ouvir a palavra de Deus, o Espirito Santo já estava operando e realizando a obra na vida do pecador, tornando-o quebrantado ao ponto de parar e ouvir a palavra de Deus.

“E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos”. (Zacarias 4.6)

Desta forma, sabemos que muitos propagam a palavra de Deus e anunciam as boas novas e chegam aos ouvidos dos pecadores, mas, o quebrantamento e convencimento no coração do ser humano de fato são realizados pelo Espirito Santo de Deus. Por isto dizemos que a obra de regeneração começa na vida do pecador através do Espirito Santo antes mesmo dele ir em público e confessar a Cristo como Salvador. Pela palavra é pecador é moldado progressivamente também, pois ao lê-la diariamente o regenerado fica convencido e alicerçado acerca das verdades divinas e dos padrões que Deus requer para sua vida.

III. O QUE É SER UMA NOVA CRIATURA

A explicação é a seguinte: é algo que ocorre em nosso interior, é uma ação realizada pelo Espirito Santo que provoca uma mudança radical e permanente em toda a nossa perspectiva de vida. Passamos daí a estar intimamente ligados a Deus de tal forma que iremos sempre buscar agradá-lo, servi-lo e viver sempre de acordo com as perspectivas Dele. E ao pecarmos, sentimos uma tristeza imensa per estarmos desobedecendo ao Pai.

O novo nascimento faz aflorar em nós o fervor espiritual, possuímos temor e obediência a Palavra de Deus, temos comunhão com os irmãos e uma vontade imensa de compartilhar, anunciar e pregar a palavra de Deus as outras pessoas. Nossos projetos de vida são mudados, nossa perspectiva de mundo e totalmente transformada, tornamo-nos mais amáveis, cordiais, compassivos e humanos, pois somos uma nova criatura.

Obs. Antes você era controlado pela lei do pecado, mas agora é dirigido (a) pelo Espirito Santo, contudo, você não é ainda perfeito, pois você ainda possui tendências e capacidade de pecar. Você ainda se sentirá atraído (a) pelas coisas deste mundo e por vez cobiçara outras coisas que desagradam a Deus, porém, precisa crescer e continuamente ser cheio (a) do Espirito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” (Efésios 5.18).

IV. REGENERAÇÃO = CONVERSÃO

Já fizemos algumas considerações acerca da Regeneração e agora falaremos sobre a conversão. Mas afinal, o que é conversão? Não é a mesma coisa do que novo nascimento?

Para responder esta indagação podemos dizer que conversão é uma mudança de caminho, mudança de rota e de estilo, é algo que é demonstrado em vida como fruto da regeneração que é operada por Deus na vida do ser humano. Conversão é a nossa resposta positiva ao chamado de Deus, pela qual sinceramente nos arrependemos dos nossos pecados e colocamos a confiança em Jesus Cristo para receber a salvação.

V. TER DETERMINADO CONHECIMENTO NÃO É SINONIMO DE CONVERSÃO.

Precisamos de fato ter conhecimento acerca da obra de Deus em prol da humanidade conforme está escrito em Romanos 10.14, que diz: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão se não há quem pregue?”. Contudo, o conhecimento sobre a obra redentora de Deus não é o bastante para isto, então, Paulo disse em Romanos 1.32: “Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem”. Portanto, ter conhecimento e concordar com tais ensinamentos não é o suficiente. Como foi lido em João 3, Nicodemos demonstra ter conhecimento e concordar com a obra de Deus, ele disse: “ Rabi sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus, por que ninguém pode fazer estes sinais se Deus não estiver com ele”. Nicodemos analisou e concordou, aprovou os ensinos de Jesus e reconheceu que Deus estava na frente do negócio. No entanto, isto não quer dizer que Nicodemos possuía uma fé salvífica, pois a confiança dele não estava depositada em Cristo para salvação. Reflita no dialogo entre Paul e o rei Agripa.

“Crês tu nos profetas, ó rei Agripa? Bem sei que crês. E disse Agripa a Paulo: Por pouco me queres persuadir a que me faça cristão! E disse Paulo: Prouvera a Deus que, ou por pouco ou por muito, não somente tu, mas também todos quantos hoje me estão ouvindo, se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias”. (Atos 26.27-29)

VI. A FÉ DE UMA PESSOA CONVERTIDA ESTÁ EM CRISTO.

Devemos ter não apenas o conhecimento do evangelho e também o reconhecimento da obra de Deus, mas depender de Jesus para nossa salvação. O convertido (a) à Deus repudia práticas antigas, sente nojo de festas mundanas,embriagues e prostituição. Seu prazer está em servir a deus, estar na igreja celebrando e anunciando as boas novas. Assim, a conversão nos dá a capacidade diária de dar a s costas para pecado e voltar-se para Cristo, é escolher Deus sempre!

Lembre-se que em sua vida a velha e a nova natureza viverão em constante combate, CARNE (INSTINTOS) X ESPIRITO e vice-versa. Até a vinda do Senhor você terá esta batalha árdua e, quando sua nova natureza prevalecer você se sentirá alegre e prospero/crescente no Reino de Deus. Em contrapartida, se a velha natureza prevalecer você se sentirá triste possuído por um sentimento de regresso na obra de Deus.

A lógica para você vencer as batalhas é fortalecendo sua nova natureza, buscando a SANTIFICAÇÃO. Busque sempre ser vitorioso nas batalhas espirituais, enfatize e priorize sempre a sua nova natureza. Lembre-se:

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”.

(II Corintios 5.17)

Reflita e responda:

O que significa Regeneração?

Você é Regenerado?

PEDRO ANDRÉ ALMEIDA
Enviado por PEDRO ANDRÉ ALMEIDA em 04/07/2012
Código do texto: T3759414
Classificação de conteúdo: seguro