O gosto do insucesso

Na vida passamos por atribulações e momentos de confronto entre o saber e o resultado, sobretudo em algum momento seremos vencedores ou perdedores. Não existe meio termo, não existe ficar encima do muro quando o assunto é recolher-se ao desenvolvimento em prol de escalar o muro do vestibular. Não adianta chorar pelo resultado não bom, não adiante lamentar pelo que não conseguiu, pois o importante agora é levantar a cabeça e tentar enxergar o que fez de errado ou o que faltou fazer para ter êxito no objetivo formado que é entrar em uma faculdade.

O ser humano, geralmente nasceu para ganhar, no entanto replico em dizer que ser derrotado faz parte do desenvolvimento das pessoas e, como tal, precisa de experiências boas e ruins para, quem sabe no amanhã, não perdure em suas manhãs as frustrações do “se” que tantas vezes percorreu a decisão de não tentar, de não iniciar, de nada fazer por medo de expor-se a situações novas.

Não perder tempo lamentando-se é uma boa saída para o desalento da derrota, digamos uma derrota momentânea por saber que o amanhã está recheado de oportunidades e sensações incríveis quando, no ápice do degustar da vitória, sentimos a mais variada felicidade no processo infinito de reinventar-se. Todos nós nascemos com criatividade suficiente para destrancar a porta do medo e desbravar os trancos que o dia a dia se coloca como buracos e declives estabelecidos no nosso caminho simplesmente por que o mundo é assim, nada é fácil, tudo é complicado.

Enfim, concluo minha fala com a simples digestão da ação de sempre tentar, mesmo que o medo seja meu principal inimigo, mesmo que minhas atitudes sejam fracas, sei que posso mudar o jogo por simplesmente tentar, por simplesmente entender que o que faz uma pessoa estar no topo não é a qualidade de “mais inteligente” e, sim, a condição de ter tido mais experiência com conhecimentos diversos e isso o diferencia de mim não por ser melhor, apenas por ter elegido a mente nas oportunidades que apareceram e não consegui enxergar, por nunca tentar.

ZUKER
Enviado por ZUKER em 06/07/2012
Código do texto: T3763267
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.