FILOSOFIA, UMA NOVA VISÃO DE VIDA

Desde os primórdios do homem, há muitos questionamentos em relação ao mundo em que vivemos de onde viemos, e por que estamos aqui. Tais questões remetem o ser humano à totalidade de suas dúvidas, pois desde então não se tem respostas.

O princípio que móvel o homem a buscar a resolução de tais questões foi a admiração, pois as pessoas surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns. Com o passar dos tempos tentaram explicar fenômenos maiores como as fazes da lua, as estrelas, o curso do sol, dentro outros.

A chegada da Filosofia trouxe para o ser humano, um modo para que seja possível resolver suas perguntas mais frequentes. A mesma busca ainda hoje maneira mais eficientes de ajudar o homem nas questões que causão transtornos em sua psique, pois somos apenas coadjuvantes em nosso teatro social da existência, procurando desvendar os mais intangíveis mistérios da humanidade.

A sociedade na qual estamos inseridos, muitas vezes torna-se apreensiva com as ideias inovadoras que a filosofia aponta, tornando-se assim difícil a compreensão de diversos assuntos que englobam a relação do ser pessoal e intelectual. Atualmente o homem está preso em meio à assaz chavões de crenças reverenciados por nossos ancestrais tendo por fim dificuldades em aceitar novas teses propostas pela filosofia, em uma sociedade que fundamenta seus pensamentos em ideias imaturas.

Em pleno século XXI tornou-se possível notar que muitos aderiram aos pensamentos filosóficos, porém ainda a uma maioria relutante contras essas teses. Estamos caindo em um estado de conformismo profundo, pois a vontade de ficar, mesclado com a necessidade de estar, nos submete ao repouso constante.

Assim como a ética busca o questionamento de nossas ações morais, de mesmo modo a filosofia nos auxilia aos intangíveis enigmas do ser interior, tirando-nos dos triviais de ideias que sociedade nos oferece.

Estamos portanto em um momento de cegueira em qual, necessitasse enfrentar as mazelas sociais, para que venhamos a conseguir compreender o real sentido da filosofia no meio social, questionando-nos, a respeito de tudo que as vezes parece ser, mas que na verdade pode não ser a verdadeira resposta, pois a mesma é um fim inatingível. Não devemos ser apenas repetidores de ideias e sim os criadores de tais.