Respeitar as diferenças...

"Respeitar as diferenças é aceitar as pessoas como elas são."

Li essa frase em algum lugar. É uma frase muito conhecida, mas reflexiva e de uma sabedoria fora do comum... Entendo assim, pois o comum, o trivial e o esperado são fáceis de assimilar e aceitar. E as diferenças, nem tanto!

Eu sigo um caminho... Caminho traçado por mim, no entanto, seguindo os padrões normais. E o que é normal? Normal é ser igual, comum? Às vezes, o normal torna-se sem graça... Não há estímulo, não há o que pensar! O "diferente" faz a gente raciocinar mais... É um desafio e tanto!

"Respeitar as diferenças" parece simples, mas a simplicidade é sublime e única, por isso difícil! O nosso olhar, geralmente, é atraído  na direção de refletores - do superficial -, quando o ideal é  ser atraído na direção da luz natural - da essência.

"Aceitar as pessoas como elas são"... Sempre gostei de desafios. Adoro mudanças! Depois de meio século, preciso reaprender a enxergar o mundo e a vida com outros olhos. Preciso ser mais atraída pela "luz", observar as diferenças e buscar novos caminhos... Preciso, enfim, afinar as ideias e o comportamento.

Harmonizar! A harmonia consiste numa afinação de instrumentos, que torne o som agradável aos ouvidos e a alma. Cada instrumento respeita e dá espaço aos acordes do outro. Assim é o relacionamento humano.
A harmonia entre as pessoas necessita de uma afinação, um treinamento dos ouvidos e da alma. Estou aprendendo e sei que vou conseguir.

 

 

* Imagem extraída de "cuidadocomoseuanimaldeestimacao".