O "INFERNO" MORA NO "CÉU" ("Até Deus tem um inferno: é o seu amor pelos homens." — Friedrich Nietzsche)

Quem é o Satanás, senão o promotor do inferno! Já ouvi muitos professores no ensino fundamental da rede pública dizerem sobre a sala de aula ser um inferno. Eu costumo chamá-la de purgatório. Porém, o que faz da sala de aula um inferno ou um purgatório? Talvez seja o fato de nosso Deus nem ser suficientemente forte, ou de forma alguma tem interesse nisso. Será se a hora da calamidade já, de fato, chegou? Nem por isso, acredito na existência do Lúcifer (Anjo Portador Luz), mas, sim, na existência dos Demônios de carne e osso, aqueles tortos desconhecedores das autoridades humanas e, por tabela, ignorantes até das leis de Deus. Dizem os luxuriosos como dissera Raul Seixas: "Não existe Deus senão o homem."

A vida é como um GPS reprogramadora da rota, quando se sai dela. No fim último, ninguém se perde, apenas teremos de percorrer distâncias maiores, quando remando a favor de objetivos alheios. Se alguém se aventura sozinho pelos atalhos, terá experimentado o inferno do descaminho. Talvez seja esta a real situação na vida de muitos dentro do sistema educacional. Deviam preparar os filhos do Estado para a vida: Já os rebeldes, desrespeitosos e antipáticos, então merecem se perder. O inferno é dos perdidos. Só sei de uma coisa, os Demônios estão no lugar certo, onde estão todos que sofrem e fazem sofrer. E eu, aqui dentro, também, sou o demônio de mim mesmo, sofrendo merecidamente, por ordem do destino.

E ai de quem tentar prender o perturbador da paz! Será castigado juntamente. É isso, exatamente, o que acontece com um professor disciplinador, condutor de alunos indisciplinados à coordenação, será difamado por eles e, por final, terminará levando advertência gratuita, disfarçada de documento, obrigando-o a assinar o livro ata, tão merecida aos alunos em questão. Por isso Maquiavel tem razão: "Os homens devem ser adulados ou destruídos, pois podem vingar-se das ofensas leves, não das graves; de modo que a ofensa que se faz ao homem deve ser de tal ordem que não se tema a vingança."

Agora parafraseando Carlos Drummond de Andrade, eu digo por experiência própria atualizada na modernidade: "O professor disserta sobre ponto difícil do programa. Um aluno bagunça, sem perspectiva acadêmica. O professor vai adverti-lo? Vai repreendê-lo? Não. Faz vista grossa, com medo de represália." Porque os iguais se protegem. Os do "inferno" também falam a mesma língua?!