"Brasil! O que é educação!?"

Ando engajado numa luta contra o sucateamento da minha universidade - em primeira instancia - e contra o descaso com a educação publica - em segunda instância, ou vice-versa - principalmente aqui no estado cujo estudo, o Paraná.

Bom, conforme passam-se os dias de luta não consigo deixar de observar alguns aspectos preocupantes. O principal destes é o que me fumenta a seguinte pergunta: O que é a educação para a sociedade atual?

Andamos vivendo dias onde o nosso dinheiro fala mais alto que a nossa voz sendo ele o responsavel por quase todas as nossas decisões do dia-a-dia... Sabe, nosso sistema econômico - o capitalismo - acabou se instaurando de tal maneira que até mesmo nossos sonhos, nossa vida ideal ja se vê sendo moldada à partir do sistema ao qual nos inserimos...

A educação não foge disto, é o que penso.

Por que penso assim?

O sistema educacional nos dias de hoje está visivelmente sendo tratado como um tipo de "fábrica de diplomas" onde a principal importância é formar profissionais para o mercado de trabalho e não intelectuais pensantes e que cogitem sua realidade...

Temos hoje uma super valorização de matérias como matematica, portugues, fisica, etc e uma desvalorização de matérias como sociologia e filosofia cujo objetivo é fazer seres pensanetes dotados da capacidade critica de criticar e buscar soluções para os problemas...

Não desmerecendo os méritos de qualquer outra área do saber, claro.

Cheguei a ler numa certa reportagem de uma certa revista cujo nome quem sabe das "falcatruas" ja deve imaginar - veja - que as matérias das áres de humana não servem para nada além de formar esquerdistas revolucionários...

Agora, me diga... Qual o problema!?

Qual o problema em buscar uma mudança de quadro de uma situação que ta uma droga!?

Óbviamente que para um sistema cuja mudança pode ser prejudicial o problema é grande não concordam?

O sistema não quer pessoas que busquem interferencia... eles quer pessoas que trabalhem, que busquem dinheiro, que sejam exploradas e que pensam o minimo possivel...

Quer pessoas que saiam de uma faculdade e busquem sua casinha, seus carros, e sua vidinha de "boa pessoa na sociedade", como muitos dizem ser....

Além do mais, temos também, em alguns casos, uma certa coerção do jovem por sua própria família a buscar áreas cuja rentabilidade se torna alta... Basta ver o sonho de alguns pais em seus filhos se formarem como médicos ou advogados...

Nossa sociedade ja pensa assim... Em formar um profissional para obter lucros...

Nisto também temos uma desvalorização de áreas cuja rentabildiade é menor, como no caso dos professores que, especialmente aqui no Brasil tem um salário baixíssimo...

Ou vocês vêem em algum cursinho por ai um incentivo aos alunos se formarem como professores de historia, por exemplo?

Temos hoje uma quantidade grande de "cursinhos pré-vestibular" que tem como objetivo principal apenas "enfiar" alunos em massa na faculdade usando de discursos capitalistas e que visam principalmente areas cujo lucro é alto... Basta ver a super valorização das areas como medicina, direito, odontologia e as engenharias neste tipo de instituições...

Nosso mercado pede trabalhadores, a educação manda-os para a exploração...

Axam mesmo que a preocupação deles - dis cursinhos - é fazer alunos criticos e com certo pensamento interferente na sociedade?

O que eles querem é formar pessoas para obter mais status para sua instituição!

Nos cursos mais difíceis e que tem mais lucro de preferencia, afinal, são os mais dificeis! Os que mais dão imagem!

Educação ja virou negócio!

O incentivo ao lucro já virou parte do que é ensinado aos nossos filhos!

O dinheiro e o pensamento ganancioso ja impregnou nosso sistema educacional e a mente das nossas pessoas... Já não temos mais uma educação adequada e que faça seres pensantes... Temos uma educação sucateada e que busca, principalmente, trabalhadores bem passivos para serem explorados pelo nosso mercado explorador de trabalho!

Hoje em dia os sonhos de vida de uma pessoa, o padrão de vida ideal são moldados de acordo com o dinheiro... Sonhamos de acordo com o que nosso dinheiro pode proporcionar!

Hoje em dia, aqui no brasil, se uma pessoa tiver uma casa com um tamanho razoavel, um ou dois carros, uma televisão grande - para deixar bem alienado - e dinheiro para sustentar seus luxos/familia é o suficiente para alguém ser feliz.

Sem cogitar, sem se preocupar, apenas trabalhar e adquirir seu dinheiro... Ser explorado passivamente...

É passado uma educação que buscava seres pensantes... Nossas universidades publicas estão se sucateando e nosso dinheiro esta sendo privatizado com universidades particulares que induzem um pensamento burguês e de não cogitação na cabeça das pessoas...

Oras, hoje em dia não vemos nada mais do que alunos numa faculdade MALUCOS para se formarem e irem para o mercado ganhar dinheiro... Nada mais!

Amor a profissão!?

Que nada!

Amor ao dinheiro!

É claro que temos sim pessoas que ainda andam pelas linhas certas, mas são ao meu ver uma minoria perto da maioria que se sujeita à situação atual social...

É maioria o numero de pessoas que simplismente ganham um diploma como mérito e vão ao mercado serem exploradas passivamente apenas para ganhar seu dinheirinho e fazer sua vidinha de subjugado do sistema...

Mesmo na área em que eu estudo - ciencias sociais - vejo pessoas que em dia de greve ( como foi hoje ) simplismente ficaram em casa ao invés de estar la, conosco, lutando por nossos direitos! Por uma educação não sucateada! Por uma E-D-U-C-A-Ç-Ã-O de qualidade!

Oras, que problemão não!?

Temos uma educação sucateada, um descaso do governo, um sistema que controla a mentalidade das pessoas pelo bolso e pessoas que ao invés de abrirem a boca para mudar a situação simplismente preferem seguir suas vidinhas e aceitar isto tudo como "as coisas são assim"...

A sociedade em si trata a universidade como "lugar onde vou aprender algo pra ganhar dinheiro depois"...

ISTO é a educação para nossa sociedade!

Ir para a escola, ficar anos nela, se formar em algo, ir para o mercado ganhar seu dinheirinho e ter uma vida de explorado pelo mercado de trabalho!

E passivamente de preferência!

Por que se nosso sistema educacional quisesse criticos não deixaria com uma carga horária RIDICULA as matérias da area de humanas como sociologia e filosofia que ensinam pessoas a pensar ao invés de apenas fazer calculos e saber escrever de maneira correta ( sem desvalorizar as outras areas, afinal, também são importantes de certa maneira )...

E então, meu povo, o que é educação para você!?

Um diploma na parede ou uma formação intelectual e critica sobre a sua realidade!?

Um diploma na parede ou o conhecimento suficiente para quebrar as amarras sociais às quais estamos ligados e sem o devido conhecimento sequer conseguimos perceber!?

Estamos num estado de tamanha passividade, alienação e descaso com a educação que em cada 10 pessoas na rua se entregassemos um livro de sociologia ou filosofia cerca de 7-8 diriam algo como " isso é coisa de filosofo!", "isso é chato de ler!", "nao sou bom nisso, é chato!"....

Cuidar da nossa situação... pensar, ser critico... Isto hoje em dia é tratado como "coisa de filosofo!" e não de cada um...

INTERFERIR na situação cuja muitos reclamam, mas nao sabem o que fazer... Ah, isto é coisa de filosofo né!? Isto é chato!

Pois é, nossos sistema baseado apenas em lucro criou gente assim...

Gente que acha a busca de conhecimento algo chato, gente que ao invés de ler um livro prefere ver futebol ou ir festar, gente que desconhece os classicos de nossa literatura mas conhece o neymar, o Michel Teló e sabe muito bem dançar kuduro....

Gente que trata politica como coisa chata!

Que trata greve como coisa de quem não tem o que fazer!

Que trata gente que sabe das amarras sociais como NERD!

E a nossa educação!?

Vai por água abaixo!

Tanto pelo governo que a cada dia se mostra menos interessado em investir à ponto de deixar praticamente todas a universidades estaduais em greve ao mesmo tempo, afinal, não quer um sistema educacional que exceda a condição de formador de trabalhadores passivos.

Quanto pelo nosso povo que já perdeu a noção e sequer se pergunta mais o que é a educação para os seus filhos...

Como disse acima, estou engajado numa luta nos dias atuais e estamos tentando fazer o povo ver o descaso com a minha universidade, tal como com o sistema educacional que o governo anda nos proporcionando... Mas, acredito que teremos que infelizmente - por que nao deveria ser necessario - fazer processo de conscientização antes, afinal de nada valeria levar ao publico uma luta cuja este mal sabe do que se trata ou, se sabe, encara de modo errado...

E então, meu povo, meu Brasil...

O que é a educação para você!?

-

(Texto aberto à discussões e criticas)

AyA
Enviado por AyA em 19/09/2012
Código do texto: T3889870
Classificação de conteúdo: seguro