Receita de amor

O amor é o produto mais caro das prateleiras da vida. Como todo produto ele tem prazo de validade e se insistirmos em utiliza-lo após ter expirado o prazo vai causar um rebuliço dentro da gente.

Assim é com as pessoas. Um dia a pessoa que amamos deixa de nos amar, o prazo de validade do amor dela vence, mas o nosso amor continua ali valido, existente e ficamos sem saber como usa-lo, pois ele só funcionava bem com o outro ingrediente, aquele amor vencido da pessoa amada. Daquela mistura saia sempre o doce perfeito, com sabor inigualável guardado em nosso caderno de receitas.

Achávamos que deixaríamos esse legado para nossos netos, que um dia abririam aquele caderno de receitas e encontrariam a fórmula perfeita do amor, e que nós dois velhinhos e juntos assistiríamos as fatias de nosso doce ser distribuída aos frutos dele.

Mas o bolo desandou, solou; talvez por termos aberto o forno antes do tempo ou exagerado na medida de algum ingrediente.

Ficamos ali encarando, analisando a receita que deu errado sem saber o que foi realmente que estragou o que até então tinha um sabor raro. Até tentamos saboreá-lo assim mesmo na esperança de salvar nem que seja um farelo, uma migalha, mas isso não nos alimenta, muito ao contrário, nos dá fome ou nos faz mal.

Refazemos a receita algumas vezes seguindo tudo passo a passo, prestando atenção para não errar nenhum ingrediente, para não ultrapassar o tempo de cozimento, mas ele não sai mais igual. Até cresce bonito, e olhamos pela porta do forno animados, achando que dessa vez dará certo novamente. Ele cresce, transborda, mas quando tentamos prova-lo o vemos murchar em uma imagem de miséria total.

Pensávamos que a receita do nosso amor era perfeita, que não tinha erro, que dela sairia sempre o doce que daria sabor a nossa vida, mas com o tempo nos damos conta que os ingredientes dele podem perder o prazo de validade, mudar de medida para mais ou para menos, errarmos no preparo dele ou no tempo de cozimento, pois o amor não tem uma receita exata.

Isso não quer dizer que perdemos a mão da receita do amor, porque podemos um dia desses encontrar também uma nova pessoa que será o ingrediente que faltava para descobrirmos a formula de um novo doce que será mais uma página em nosso caderninho de receitas e poderá no futuro ser o banquete para os futuros amantes.

E pode ser melhor ainda, pois talvez essa nova pessoa não seja apenas o ingrediente que faltava no doce de nossa vida, mas sim a cereja de nosso bolo.

Deby Lua
Enviado por Deby Lua em 20/09/2012
Reeditado em 05/11/2012
Código do texto: T3892332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.