Consenso e verdade

É natural que um consenso obtido de forma racional e crítica, envolto em todos os cuidados epistêmicos, com análise racional e estruturado em uma aura de liberdade profunda, livre de dogmas, e fundamentalismos, tenda a nos mostrar a verdade, o verdadeiro, ou a melhor interpretação para o pressuposto subjetivo do real.

Mas verdade também é que nem todo o consenso leva a verdade, mas, de novo, um consenso obtido dentro da racionalidade crítica e analítica tende a verdade, desde que seus participantes possuam meios, competência e conhecimentos para discutir, criticar, refutar e aprender mutuamente antes de fecharem o consenso, tendo em mente que consenso não é ser vencido, e sim ser convencido por argumentação lógica e racional, não é ceder ou impor, é sim se satisfazer com o aprendido, não simplesmente aceitar, mas ser parte ativa da resposta, cedendo por refutação e convencendo de forma o mais objetiva possível e sendo também ajudado por refutações lógicas, críticas e analíticas.

Entendo eu que não é por ser verdadeiro que um consenso racional, crítico e lógico se faz, mas sim, e mandatoriamente, que o correto a se interpretar neste caso é que por serem verdadeiras as argumentações críticas, lógicas e racionais, o consenso é assim naturalmente conseguido, desde que seus membros estejam participando de mente aberta, desejando obter um resultado maior do que aquele que seria possível se estivessem analisando sozinhos, onde a sinergia do conhecimento, respaldada pela vontade e pelos conhecimentos mútuos, estruturada de forma racional, analítica e crítica, se faz espontaneamente presente. Eu creio que é mais fácil falar do que aplicar a estrutura acima, somos humanos e somos tomados por vaidades, preconceitos, tentamos assim muitas vezes defender nossos interesses pessoais, e em certa medida acabamos sendo petulantes e arrogantes, tentando impor nossa visão e não simplesmente buscando a verdade por detrás, dos fatos e argumentações, e assim perdemos muito da objetividade desta busca. Mas uma postura científica séria acaba sempre ajudando muito, e homens sérios acabam entendendo que a verdade é sempre um bem maior que seus interesses ou preconceitos. Isto se faz de várias formas, mas é natural que durante o processo, as justificativas, as críticas, e em especial as refutações e as afirmações verdadeiras acabem por resistir logicamente às análises e as tentativas de refutações, uma vez que conscientemente a verdade, ou parte grande dela é o alvo a ser perseguido de livre vontade por todos.

Para que isto seja possível, devemos no início e no decorrer das argumentações, eliminar todas as fundamentações fundamentalistas, e devemos ainda abrir total direito a todas as réplicas e a quaisquer tipos de análises críticas.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 11/10/2012
Reeditado em 11/10/2012
Código do texto: T3926737
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.