Hipócrita social

Dentro do teatro de operações da existência social, nos é muito fácil, e muitas vezes o fazemos, lançar culpas sobre o sistema, as instituições sociais e a própria sociedade pelo que somos. Pode até ser que em parte isto seja verdade, entretanto, tanto o sistema, quanto as instituições sociais ou mesmo a própria sociedade nunca agem por si só, somos nós, os seres humanos, os entes vivos e ditos racionais, os vaidosos, os petulantes, os egoístas, os mesquinhos, os falsos, os omissos, ou os fracos quem agimos, quem atuamos, que aceitamos ou transformamos, agindo dentro ou pela sociedade, pelo sistema ou pelas instituições sociais.

Muitas vezes escondemos ou mascaramos nossos interesses pessoais, nossa omissão, nossa conivência e nossos medos, enredando nossos atos e comportamentos como reflexos que outorgados fossem pela sociedade ou pelas instituições sociais, quando no fundo somos nós mesmos quem agimos em prol deste mesmo sistema, uma vez que a sociedade somos nós mesmos.

Esperar que a sociedade se transforme a si mesma, transformando assim as instituições sociais que ela mesma no bojo de sua existência realiza, é se iludir abertamente. Infelizmente uma transformação social somente é possível quando individualmente nos transformamos, e servimos assim de exemplos vivos para terceiros, ou então através de uma revolução formal. De resto é apenas fazer o tempo correr, agindo como todos os demais, mantendo e muitas vezes reforçando o sistema, e brincando de fazer caridade com o que nos sobra, fazendo caras e expressões de pena, e demonstrando um hipócrita ar de humanidade que no fundo não temos, posto que estamos satisfeitos com o que temos ou almejamos ter mais ainda, e não temos a menor vontade de correr riscos pelos que nada possuem. No fundo, por mais doloroso mentalmente que seja, acabamos agindo como vermes sociais uma vez que nos locupletamos com o que podemos e fingimos sofrer pelos abandonados, desamparados, excluídos e miseráveis.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/10/2012
Código do texto: T3931936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.