Ler, escrever, viajar, propor e provocar

Se ler é embarcar em uma viagem, escrever é construir o itinerário.

É claro que ler é muito mais do que embarcar em uma viagem, e é verdade também que escrever é muito mais do que indicar qualquer itinerário.

Escrever é deixar um pouco de si mesmo, mesmo que escondido nos tortuosos caminhos das palavras. É falar por símbolos mudos, mas repletos de sentidos, é falar mesmo que sem ninguém para ouvir. Quando escrevemos não sabemos sequer se existirá alguém com curiosidade suficiente para nos ler. Sabemos o que desejamos escrever, mas a leitura é pessoal, e jamais poderemos garantir que leram exatamente o que desejamos expressar, mas se o escrito servir para provocar um mínimo repensar, já valeu a pena ter escrito. Escrever o que todos já sabem não me parece importante, a escrita deve servir como provocadora, deve deixar claro alguma mensagem, mesmo que não seja aderente ao leitor. Escrever sem um que de revolta e de provocação, sem que as palavras sejam abusadas, ousadas ou desafiantes, sem que as palavras e o texto não se aventurem por caminhos difíceis, não busquem ser vanguardeiros e corajosos, sem que não ousem caminhar a frente, não escoradas por “mesmismos”, quase não possuem a força da transformação e do repensar.

Escrever é nos obrigar a refletir sobre o que a tinta deixa no papel, é uma espécie de autocritica natural, é identificar nossos demônios e encará-los de frente e dizer a eles que se o tememos, não o fazemos além de nossas forças, posto que os podemos exorcizar pela ponta da caneta, pelo grafite do lápis ou pelo teclado de um computador.

Escrever tem um pouco de autobiográfico, pois deixamos como legado um muito de nossa evolução politica, filosófica, social e humana. Escrever é um pouco também como ter a coragem de se encarar e de se expor, não importando exatamente o que pensarão com o que escrevemos, é abrir os olhos, a mente, e o coração ao que somos, ao que podemos ser e ao que no fundo desejamos ser.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 14/10/2012
Código do texto: T3932281
Classificação de conteúdo: seguro