"Equiparação, uma aproximação com a democracia".

Quando se fala em equiparação (já notou como esta palavra soa bonito as vezes?) falamos em algo parecido com uma certa igualdade entre seres humanos em algum dos vários pontos em que ele pode ser aproximado...

A equiparação, proporcionando maiores chances e condições à todos e mudanças materiais/ideológicas o que proporciona óticas novas também é, na minha opinião, um dos passos que aproximam-nos de uma democracia ...

Assim, onde seres podem ver o mundo de óticas pelo menos parecidas (afinal ver o mundo em igualdade de óticas acredito ser impossível) temos uma menor divergência de valores com uma ótica nova gerada por uma suposta "satisfação" e uma melhoria nas condições do ser em "se conhecer" usando da possibilidade deste ter melhores condições de obter o necessário para sobrevivência sua e de sua família...

Onde se tem menor divergência de valores há um consenso maior quanto a assuntos da classe, há uma maior "igualdade" de valores e, consequentemente, de pessoas, afinal, somos o que nossos valores dizem aos outros e a nós o que somos... Logo, há um consenso novo na dinâmica social de um povo que interage com esta nova variável, tal como, a própria sociedade...

Acredito que com igualdade e consensos cada vez mais próximos, caminhamos para uma ótica cada vez mais próxima de de algo geral, onde a democracia possa ser exercida nos conformes, afinal, há certa igualdade, pelo menos em alguns pontos, há bandeiras que podem se unir, e não numa ótica deturpada a qual vivemos...

A equiparação é um dos esforços necessários numa tentativa de resolver conflitos de valores entre seres humanos diferentes, mas que no fundo, tem um ponto em comum:

são seres humanos e vivem num mesmo mundo (pegando a parte empírica).

No momento em que o ser humano conseguir resolver certa parte de seus conflitos gerados por suas diferenças a democracia se aproxima por haver cada vez mais algo semelhante a uma igualdade entre seres (estou evitando usar raças, povos, etc).

A igualdade é necessária numa democracia e não vejo maneiras de haver pessoas que se considerem "iguais" num local onde os valores de cada uma se batam o tempo todo... isto gera antagonismos e resistência na prática democrática...

Isto gera preconceitos, problemas de classe, problemas de raça...

Isto gera guerras.

E, por fim, isto gera seres humanos que não se entendem, tal como uma democracia deturpada.

AyA
Enviado por AyA em 19/10/2012
Reeditado em 19/10/2012
Código do texto: T3941139
Classificação de conteúdo: seguro