O EQUÍVOCO DA FÉ ("Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser cético." — Friedrich Nietzsche)

Sua felicidade não depende da fé, mas sim, de evidência. Temos de seguir as evidências. A fé não existe por si só, é apena um substantivo abstrato de nossa língua ou simplesmente adjetivo romântico; as evidências sim têm vida própria, estão certeza da existência das coisas reais! Estas fluem de fora para dentro, aquela, sai de dentro; uns até a confundem com desejo. "No princípio era o verbo"...: ação, fenômeno e estado. Deus não precisou de fé para os feitos da criação! A fé não move montanha, felizmente a montanha move a fé. Por que você não manda esse morro sair dali? Ah! Ele não vai sair, iria contra os princípios Divinos?! E ninguém o tirará de lá, senão por outros mecanismos materiais. Só Deus o removeria de lá milagrosamente, contudo sem precisar do apelo ou a oração dos pretensos representantes dEle. Primeiro vem a evidência, depois a fé. Graças ao inverso disso, os hospícios estão cheios de pessoas fervorosas no impossível, porém, estas não realizam nada.

— "Fé é crer no impossível". – assim me disse um crente. Eu o taxei de equivocado duas vezes, primeiro por conceituar e descrever o Deus carente da sua fé para realizar alguma coisa a seu favor; depois, por me recomendar sua receita de fé: — "Peça a Deus que lhe dê mais fé". Cabem aqui as palavras de Blaise Pascal: "Por que será que um coxo não nos irrita, e um espírito coxo nos irrita? Porque um coxo reconhece que andamos direito, enquanto um espírito coxo diz que somos nós que coxeamos; se assim não fosse, teríamos pena e não raiva". "Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." - Carl Sagan.

Como se fé fosse graduável e fosse a razão do sucesso nessa vida. Se essa fé, sobre a qual ensina a igreja, valesse alguma coisa, não existia ninguém doente, e todos nós seriamos ricos. Quem são os ganhadores das loterias? - evangélicos não jogam! E quanto à fé...? Precisa-se de fé para adquirir mais fé? Paradoxal... Não...? Sem fé é possível conseguir fé!

Precisamos sim de uma fé em algo realmente existente, algo possível, é válido crer-se com a razão", "comprovação". Nem sempre o imaginável é possível. E o imaginável vindo à tona não é porque a fé o trouxe, mas porque ações bem articuladas o trouxeram. Pelo exercício da fé, sem o resultado desejado, culpam cruelmente o paciente, já adoentado. Do sem fé, derrubando-lhe assim sua autoestima e o apego a Deus, fazem-no sofredor dependente! "A perda das forças não esgota a vontade. Crer é apenas a segunda potência; a primeira é querer, as montanhas proverbiais que a fé transporta nada valem ao lado do que a vontade produz." (Victor Hugo).

Onde está a eficácia da fé se é possível abusar dela? Eu me rejo pela vontade do sistema. Os crentes no impossível aceitam um Deus universal criador de Si mesmo, mas não aceitam que o Universo gerou-se a si mesmo, crer nisso não me é problema. Um conjunto de leis naturais me organiza nesta vida, e eu apenas aceito de bom grado. Ou melhor, o milagre acontece mesmo sem eu permitir. Às vezes, desejo profundo e ativamente, não magicamente, isso é conveniente a Deus, por isso recebo a benção. E Deus faz de mim o melhor que Lhe apraz. Bem disse a Bíblia sobre a fé sem as obras ser morta (Tg 2:20). Qual motivação você tem para realizar o impossível? Disse, com muita propriedade, José Ortega y Gasset: "É imoral pretender que uma coisa desejada se realize magicamente, simplesmente porque a desejamos. Só é moral o desejo acompanhado da severa vontade de prover os meios da sua execução".