" O jogo..."

Minha avó era uma pessoa fantástica, e foi quem me ensinou a jogar banco imobiliário...Ela entendia que o objetivo do jogo era comprar, assim, como boa jogadora que era, acumulava tudo o que podia até dominar o tabuleiro.

Em todo fim de jogo, depois de eu não entender como conseguia aquilo, ela me olhava e dizia sempre a mesma coisa:

" - UM dia você vai aprender a jogar o jogo..."

Isto me batucava na cabeça, muito. Eis que então, em certo verão eu joguei quase todos os dias, o dia inteiro, e então aprendi a jogar o jogo...

Compreendi que a unica forma de ganhar é se comprometendo completamente à aquisição; aprendi que o dinheiro e as posses são formas de continuar pontuando, quanto mais você tem, mais você domina e quanto menos seu inimigo tem, mais você o sufoca.

Pensei então:

" - Interessante este jogo..."

Ao final daquele verão, tornei-me ainda mais impiedoso do que a minha avó e estava pronto até para "dobrar as regras" e ganhar dela no outono. Naquele outono então, sentei-me para jogar com ela.

Joguei bem, com gosto, tomei-a tudo o que tinha e observei ela me entregar seu ultimo centavo - desistir do jogo derrotada.

Mas, minha vó tinha algo a mais para me ensinar, e então ela disse:

" - Agora tudo volta para a caixa, meu querido... Sim, todas aquelas casas e hotéis, todas as ferrovias, utilidades publicas, propriedades e todo este dinheiro maravilhoso que você conseguiu; agora tudo volta para a caixa...

Nada disto era realmente seu; você se empolgou muito com isto por um tempo, tal como deveria, mas tudo já estava aqui antes mesmo de você se sentar à mesa e continuará aqui após você ir embora... Você não é o único, nem será o único a sentir isto - jogadores vem e vão..."

Este é o jogo e um dia todos aprendem, se forçam a aprender suas regras, ou dobrá-las...

Casas, carros, títulos, roupas...Por que o fato é que tudo o que pego, consumo e guardo voltará para a caixa e irei perder tudo... O mundo é uma caixa, e todos sabemos.

Então você tem que se perguntar quando finalmente receber a melhor promoção, quando fizer a melhor compra, quando comprar a melhor casa, quando tiver segurança financeira e tiver subido a escada do sucesso até o degrau mais alto que você pôde alcançar... Quando a emoção acabar...E saibam, ela VAI acabar!

"- E depois? Será que valeu a pena?"

Quão longe precisamos seguir nesta estrada até perceber onde ela leva?

Certamente você, eu e todos podemos entender que nunca será o bastante... Dificil se bastar, nem conosco conseguimos...

Precisamos nos perguntar:

" - O que realmente importa?"

O jogo é instigante e, no fim, não o dominamos... É ele quem nos domina...

-

* Ps: A idéia veio de um documentário que vi, e que colaborou par a desenvolver alguns outros pensamentos, espero que agrade.

AyA
Enviado por AyA em 31/10/2012
Reeditado em 28/03/2014
Código do texto: T3961798
Classificação de conteúdo: seguro