Direitos ou Privilégios?

De acordo com a ONU, todas as pessoas têm direito a alimentação, moradia, educação, segurança, saúde, entre outros. Contudo, o que vemos é um grande disparidade na sociedade, onde percebe-se grandes extremos. Em uma mesma avenida, por exemplo: de um lado, enormes condomínios e, de outro, pura pobreza. Assim, tudo o que seria básico para a humanidade torna-se algo raro e disputado, inclusive a própria vida.

Todos os direitos humanos seriam de fato conquistados se houvesse uma coisa: igualdade.

Igualdade garantindo que todos tenham condições básicas para a vida.

Igualdade para que se respeite os outros independente de como eles sejam.

Igualdade para que ninguém se sinta superior ou inferior aos demais.

Vejamos os outros como pessoas com sua própria história, não como figurantes da nossa. Não sejamos cínicos ao ponto de considerar o bem-estar dos demais irrelevante. Entendamos que a vida é um direito, não um privilégio, um direito a ser respeitado, com tudo o que inclui.

Muito já se conquistou, porém muito há ainda para melhorar, e equidade é a chave para isso.

Ana C Melo
Enviado por Ana C Melo em 26/11/2012
Código do texto: T4006215
Classificação de conteúdo: seguro