SABEDORIA

Clara da Costa

“O sábio não se exibe e por isso brilha.

Ele não se faz notar e por isso é notado.

Ele não se elogia e por isso tem mérito.

E, por não estar competindo, ninguém no mundo

pode competir com ele".

Lau Tsu

Nos bancos escolares e, mesmo na família, muitas vezes, não nos ensinam a enfrentar a vida, nem mesmo aprendemos sobre valores espirituais, que são de suma importância para o nosso crescimento como ser humano.

Aprendemos muito mais sobre o acúmulo de bens materiais, nos tornamos pessoas ambiciosas, sem humildade e, insatisfeitas...

O pescador, sem muito estudo, é sábio quanto aos

segredos do mar, é feliz com seu contato direto com a natureza, que lhe ensina.

Sabedoria é uma virtude que se adquire com as experiências e o corriqueiro da vida.

Crescemos e amadurecemos, assim temos a possibilidade de nos tornar pessoas com sabedoria. Junto à humildade de constatar que somos meros aprendizes...e, ser humilde é ser sábio.

Quanto mais velhos ficamos, deveríamos ser mais sábios e, sabedoria não quer dizer inteligência, nem conhecimentos acadêmicos. Não adianta ter esses dois aspectos, se na prática não se sabe lidar com os reveses da vida...Ter QE- inteligência emocional- é um dos aspectos da sabedoria.

E, depois de conquistá-la, saber usá-la...

Não saber usar a sabedoria, é o mesmo que ler e ler, e não praticar o que se lê. Não será uma vasta biblioteca, que fará com que sejamos sábios...

"O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute."

(Sabedoria oriental)

Dez/12

Clara da Costa
Enviado por Clara da Costa em 21/12/2012
Código do texto: T4047581
Classificação de conteúdo: seguro