Todos, de alguma forma já mentiram

Todos, de alguma forma já mentiram. Uns por princípios mais forte tentam não mentir e o fazem muito pouco e assim se sentem muito mal ao fazê-lo. Outros ao contrário, por um desvio de conduta, mentem “descaradamente”. Algumas vezes mentimos por solidariedade, mentimos por interesses, mentimos por omissão ou negligência, outras vezes mentimos até mesmo em nome de um amor. Não estou aqui para valorar as mentiras, ou para repudiar os que já mentiram. Eu mesmo já menti, e por diversas razões. Entendo que dentro da normalidade é feio e desumano mentir, mas entendo que a mentira muitas vezes é necessária. Porque cargas d’agua, a verdade deve prevalecer, mesmo que traga sofrimento, dor, desespero e dificuldades para terceiros. Não estou apregoando que a mentira faça bem, estou dizendo que o alcance final do ato deve ser o ponto de reflexão e valorização para dar atenuantes ou agravantes para a mentira.

Mente aquele que diz que jamais mentiu. Mentimos até para nós mesmos. Algumas vezes mentimos tão bem que construímos verdades mentirosas pela força com que repetimos e afirmamos a mentira para nós mesmos e para os outros...

Posso estar sendo verdadeiro ou mentiroso? Talvez nem eu realmente o saiba.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 26/12/2012
Código do texto: T4053280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.