SONHAR É NECESSÁRIO
 
 
 
                    Até atingir os doze anos de idade, salvo em casos de muita precocidade, não nos preocupamos com nada. O homem vive indiferente e em função dos pais. Normalmente os pais são quem ditam as regras e o conceito de certo e de errado. Porém, daí em diante, passa a pensar mais amiúde e ter sonhos próprios. Penso cá com os meus botões que sonhar é necessário. É através das nossas divagações e sonhos que vamos criando objetivos e perspectiva de vida. Na adolescência passamos a sonhar e fazer conjecturas de como será o nosso futuro. A vida passa ter um sentido e significado.
                    A partir do momento em que o homem começa a interessar-se pelo que existe em seu redor e principalmente pelo sexo e quer explorar seus instintos abrem-se as cortinas do mundo. É daí que ele tem interesse em estudar, crescer e progredir material, moral e espiritualmente.
                    Mas sonhar é necessário sempre. Cada conquista, cada barreira ultrapassada com sucesso tem o seu sabor. Quanto mais idosos somos, mais nos aguça essa necessidade de sonhar e de realizar os sonhos. A palavra certa é: MATERIALIZAR NOSSOS SONHOS. Isto desde que sonhemos acordados e com os pés fincados no chão. Sonho irreal e com coisas impossíveis é utopia. Precisamos sempre enxergar a linha do horizonte tal como é. Os antigos sempre falavam que não podemos dar passos maiores que as pernas.