[Eu e a Onde Calor: Vade Retro, Montesquieu!]

“Nos países frios ter-se-á pouca sensibilidade para os prazeres; ela será maior nos países temperados; nos países quentes, ela será extrema. Como distinguimos os climas pelo grau da latitude, poder-se-ia distingui-los, por assim dizer, pelos graus de sensibilidade.”

...

“Encontraremos nos climas do norte povos com poucos vícios, bastante virtudes, muita sinceridade e franqueza. Aproximemo-nos dos países do meio-dia, acreditaremos estar longe da própria moral: as paixões as mais vivas multiplicarão os crimes: cada qual buscará a tomar sobre os outros todas as vantagens que possam favorecer essas mesma paixões. Nos países temperados, encontraremos povos inconstantes em suas maneiras, nos seus vícios e virtudes; o clima não possui qualidade suficientemente determinada para fixá-los.”

[...] O calor do clima pode ser tão excessivo que o corpo ficará totalmente sem força. Então o desânimo atingirá o próprio espírito... a preguiça será a felicidade.”

**************

Caracas!!! Sem comentários!! Por que fui me lembrar desta leitura da preconceituosa "Maldição dos Trópricos"?! O calor subverteu meus pensamentos!

E agora? E se ainda existir alguém que dê razão a Montesquieu? Quanto desse pensamento ainda resta por aí, enrustido na escrita de "gente boa", essa mesma gente que acredita que o Brasil "não tem jeito"?!

A deliciosa mandioca, cozidinha, com churrasco e cerveja -- será mesmo o "pão da preguiça"?!

___________________________________

[Desterro, 27 de dezembro de 2012]

Carlos Rodolfo Stopa
Enviado por Carlos Rodolfo Stopa em 27/12/2012
Reeditado em 29/12/2012
Código do texto: T4056094
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.