Resiliência

Resiliência. Na física, trata-se da propriedade de um corpo de recuperar a sua forma original após sofrer tensão ou deformação. Na psicologia, nossa capacidade de superar emocionalmente períodos de pressão, estresse ou perda.

Resiliência me soa meio tipo resistência. Tem algo a ver né? Resistente é algo que aguenta a barra. Resiste. Opõe-se. Enfrenta de cara e ganha. Enfim...

Quando tomo conhecimento de pessoas que tiveram de enfrentar seus piores pesadelos na vida real, eu paro e penso: como essa pessoa se sente? O que passa na sua cabeça agora?

Olho pra um pai que perdeu tragicamente um filho. Nunca perdi um filho, mas quem já passou por isso insiste: é a pior dor do mundo. E apesar de ser amenizada pelo tempo, nunca se esquece. A saudade sempre vai soprar as poeirinhas da alma, e reviver sentimentos e lembranças. Olho pra uma esposa que perde o marido durante a festa de casamento. E os planos? E os sonhos? Os presentes? E a viagem de lua de mel, os filhos que nasceriam, e as bodas de ouro que não acontecerão? E os dias frios, a solidão e a saudade? O que fazer com esse amor que agora dói no peito? Olho pra o casal que se divorcia. Divide os pratos, os trapos e a família. O carro, a tv e os meninos são seus. A casa, as persianas e as meninas são minhas. O cachorro a gente reveza nos fins de semana. Olho pra um lar desfeito e não sei explicar minha tristeza. Como reconstruir? Como tentar de novo? Como reacender o amor que se esfriou tempo a fora? Olho pra o garoto que aos 15 deixou de andar, por consequências de uma síndrome cujas sequelas lhe atrofiaram alguns de seus membros e alguns de seus sonhos. Resta aprender a conviver com a cadeira de rodas e a dor. Resta todo um futuro pra se viver e superar. O que passou na cabeça desse garoto enquanto tudo tomava tal rumo? Não as coisas óbvias, mas os pensamentos únicos de cada pessoa, com seu jeito de ver a vida, entende? Quanto coisa será que ele calou?

Talvez vc tá me lendo e pensando: todos os dias coisas assim acontecem por toda parte, e daí? E daí que isso me interessa! Todos os dias pessoas entram em depressão, outras se suicidam. E também há um outro lado da moeda, onde todos os dias pessoas vencem a depressão e escolhem viver. Tiram forças de onde não se esperava e superam. E voltam à superfície depois de incontáveis dias mergulhados dentro de si.

Algumas pessoas mergulham em si mesmas pra fugir do mundo. E só encontram mais escuridão e se afogam. Veja que interessante, afogar dentro de si mesmo. Fica difícil alguém ajudar, pois nenhum ser humano consegue nos alcançar nesse lugar, sem que queiramos e deixemos. Vemos por ae muitas pessoas mortas dentro de si, mas ainda respiram, andam, vão ao supermercado e até trabalham. Mas estão mortas por dentro, só esperando tediosamente a morte por fora.

Outras passam por esse período de perda, luto, incompreensão ou dor mergulhados em si mesmos também. A principio, encontram uma escuridão densa e sufocante, mas de alguma forma encontram luz, e essa luz lhes guia de volta à superfície. Voltam a respirar, e aos poucos voltam à vida. E superam e se mostram supreendentemente resilientes.

Chego a conclusão de que onde há resiliência há Deus, indubitavelmente.

Jordana Sousa
Enviado por Jordana Sousa em 03/01/2013
Reeditado em 13/11/2013
Código do texto: T4064810
Classificação de conteúdo: seguro