Tudo o que existe tem uma explicação

Tudo o que existe é composto por partículas que se unem obedecendo a uma determinada organização que se faz segundo princípios de eletromagnetismo. Assim, o que está disperso se une formando uma estrutura que permanece por algum tempo unida gerando funções. Apesar da aparência de que algo superior e inteligente promoveu deliberadamente a coesão e o funcionamento dos corpos, o que se está observando, neste exato momento, é tão somente um brevíssimo momento dentro dos bilhões de anos do existir do universo. Hoje tudo parece fazer sentido, mas teria sido assim todo o tempo? Seria a ordem um prolongamento inevitável do caos baseado na imensa variabilidade do possível, que estatisticamente promove a ocorrência de todas as possibilidades, visto que a natureza dispõe de um tempo infinito em que todas as probabilidades combinatórias tem que acontecer?

Mas a outra face da medalha é que tudo é observado pelo homem que dispõe de um aparato lógico poderoso, uma função decorrente da organização de seus bilhões de neurônios, dos sentidos apurados, da coesão social, que é uma outra estruturação funcional que amplia os seus poderes individuais. E os homens sempre explicam o que conseguem perceber, mesmo com artifícios como o pensamento mágico. Os fatos que não se enquadram na explicação são solenemente desprezados. E é dessa necessidade imperiosa de encontrar uma ordem lógica nos fenômenos que se cria a civilização, que felizmente evolui, ainda que com muita discussão e conflito.