Auto estima

Nós temos um imenso poder sobre nós mesmos, tanto positiva quanto negativamente. Cada pessoa que já nos conheceu, criou uma opinião sobre nós, por menos específica que seja. Mas de todos esses variados pontos de vista, nenhum tem um peso tão grande quanto o nosso próprio. O que nós pensamos de nós mesmos. Nossa auto estima.

Há vários aspectos para se explorar sobre esse assunto, mas o que vou falar dessa vez é a questão de nossa aparência. Afinal, mesmo sendo algo superficial, não se pode dizer que é irrelevante, pois a sociedade a tornou importante.

Ser vaidoso não é algo tão ruim como muitos dizem, dependendo da situação. Preocupar-se com seu corpo, cabelo, pele, unhas, dentes, nariz, sombrancelha e seja lá com que mais, é algo natural. O problema é o motivo com que o fazemos.

Já que não podemos nos ver como os outros nos veem, como uma outra pessoa (afinal, nós somos nós), temos uma espécie de imagem de nós mesmos em nossa cabeça. Essa imagem é baseada no que vemos no espelho ou em fotos, que é como podemos nos ver, porém não é apenas isso. Tem algo a mais, que é o modo como nos sentimos ao ver nosso corpo, ou o modo como nos vemos. Sabe aquelas mulheres que dizem se achar feias, quando na verdade parecem modelos? Embora algumas vezes seja apenas um meio de conseguir elogios, muitas pessoas realmente não reconhecem a beleza que têm. (isso sem nem falar na beleza interior, que é normalmente subestimada, mas sobre isso eu falo outra hora)

Uma pessoa sentir-se feia é simplesmente triste. Aliás, o próprio conceito de feiúra é triste. O que ocorre e, vários casos é que a pessoa se compara com outras, e vê beleza em todos, menos nela mesma. Ela acaba se colocando para baixo, e fica se sentindo mal constantemente, pois não há como fugir de si mesma.

"Você pode comprar toda a maquiagem que a Mac fabricar, mas se você não consegue olhar para dentro de si e descobrir o que te faz sentir feia..." (Unpretty - TLC)

Nenhuma maquiagem bote esconder o que pensamos sobre nós mesmos. Nada pode, a não ser nós mesmos, e a única maneira de se sentir melhor é acreditar na própria beleza. Olhar no espelho e pensar em todas as coisas boas que temos, não as ruins. E não devemos encarar nada como defeito, mas sim, como um traço único que forma uma pessoa única. Única. Ou seja, de seu próprio jeito, portanto sem ser comparada com nenhuma outra pessoa, pois cada um é incomparável.

Imagine uma pessoa que nunca enxergou na vida. E ela, como se vê?

Pense em si mesmo como a pessoa incrível que você é, e todos poderão vê-lo assim também.

Ana C Melo
Enviado por Ana C Melo em 13/01/2013
Código do texto: T4083230
Classificação de conteúdo: seguro