desabafo sobre Santa Maria

O ser humano nunca foi modelo de animal na natureza. Ele é o único animal que a polui e que não trata a natureza com devido respeito. Há exceções claro, mas não passam disso, exceções em meio a regra geral.

Tragédias como as de Santa Maria despertam os instintos humanos nas pessoas, uns agem com regionalismo e demonstram um preconceito enrustido por muito tempo e que se liberta com os pesares da tragédia, outros agem com hipocrisia fingindo estarem em choque com tamanha barbárie mas na realidade não ligam tanto quanto aparentam ligar, outros agem com indiferença por não lhes fazer a menor diferença na vida quem morreu ou quem sobreviveu, outros agem com falso moralismo tentando achar pretextos pra o que aconteceu, cada um lida com isso da forma que lhe é comum. Isso nos faz ter uma reflexão maior sobre o valor da vida, será mesmo que aquelas pessoas que morreram queimadas mereciam morrer só por estarem numa boate? Será que tudo foi mesmo uma questão capitalista que impediu que essas pessoas escapassem da morte? Isso são questões pra muitas reflexões.

Mas ainda há seres humanos que não são completamente tomados por esses sentimentos ruins de angústia, despreso ao sofrimento alheio, ar superior, e tantos outros que eu poderia enumerar aqui que não trazem nada de útil á sociedade, essas pessoas sim são heróis e heroínas, elas ainda te fazem ter um pouco de fé na humanidade, pessoas que doaram sangue, os que tentaram quebrar as paredes da boate pra salvar mais vidas mesmo arriscando á própria, profissionais de saúde que trabalharam sem sessar durante todo o processo de salvamento de sobreviventes, e ainda estão em constante trabalho pra tentar salvar os feridos, profissionais bombeiros que também arriscaram suas vidas pra salvar outras, enfim todas as pessoas que de algum modo se sentiram abaladas psicologicamente com isso, mesmo não tendo nenhum parente envolvido. Esse sentimento também é humano, então podemos concluir que o homem mesmo sendo um ser tão diferente entre si, cheio de peculiaridades, também tem um lado animal de compaixão e de respeito pela dor do próximo que se torna por muitas das vezes uma dor coletiva.

PS: esse texto é um desabafo pessoal, e não tem compromisso com regras nem gêneros textuais, comentários de correção ortográfica são bem vindos.

Leones Silva
Enviado por Leones Silva em 29/01/2013
Código do texto: T4111781
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.