Autoconhecimento e timidez

A maioria das respostas que buscamos sobre nós e sobre a vida revelam a necessidade de nos conhecermos melhor.

O autoconhecimento permite que nos familiarizemos conosco mesmos e consigamos alcançar uma das maiores bençãos desta vida que é gostarmos de nós mesmos.

Em muitos casos a timidez revela insegurança quanto à impressão que nossa pessoa irá causar aos outros.

O que os outros vão falar? o que os outros vão pensar? são perguntas frequentes que acompanham pessoas com esse tipo de problema.

Olhemos profundamente para dentro de nós mesmos e verifiquemos o que pensamos sobre nosso aspecto físico, nossas qualidades morais, nossa dedicação às coisas que fazemos.

Nos atrairíamos por alguém como nós?

Que coisas precisaríamos mudar pra ficarmos mais atraentes? essa reflexão pode mostrar duas coisas: a primeira que mudanças realmente precisam ser feitas, então é criarmos coragem para fazê-las ( dieta, academia, higiene pessoal, cultura etc), a segunda é que talvez estejamos sendo muito duro conosco e censurando-nos antes mesmo que as pessoas possam conhecer-nos, fazendo com que fujamos antes da hora.

Para finalizar, o autoconhecimento nos permite identificar comportamentos nossos, que atrapalham as relações, que nem percebemos que temos. Como exemplo o hábito de estarmos sempre certos, de cortar as pessoas quando falam, de não nos interessarmos pelas pessoas, por quem elas são ou que fazem e, talvez, o mais pernicioso deles, que é o hábito de não nos comprometermos com as pessoas, tratando-as como objeto.

Ah! não nos esqueçamos também que teremos que aprender a lidar com as frustrações, as pessoas não costumam agir como queremos e estamos sujeitos a sofrer, querer evitar a todo custo o sofrimento nos isola das pessoas, aceitemos o sofrimento como coisa natural e veremos uma luz no fim do túnel.