Refletindo o evangelho do 3º domingo do Quaresma (2013)

Neste terceiro domingo do Quaresma (2013), o evangelho (cf. Lucas 13,1-9) nos fala da paciência de Deus para conosco... julgamos os fatos negativos que assolam os outros, como se nada de ruim nos pudesse atingir... e quando nos atingem, testam ao extremo a nossa fé.

“ Jesus toma a palavra e lhes pergunta: “Pensais vós que estes galileus foram maiores pecadores do que todos os outros galileus, por terem sido tratados desse modo?

Não, digo-vos. Mas se não vos arrependerdes, perecereis todos do mesmo modo. “ (Lc 13,2-3)

É preciso mudar de vida, nos arrependermos, teologicamente falando, viver a metanoia (do grego antigo μετανοεῖν), mudar a forma de pensar, ser e agir, se conformando à vontade de Deus. E o tempo para isso é a nossa vida... não o tempo cronológico, mas, o tempo da graça o kairós (do grego καιρός, “o momento certo” ou “oportuno”). E caso não utilizemos esse tempo... pereceremos todos!

“Disse-lhes também esta comparação: “Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou”. Disse ao viticultor: ‘Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno? Mas o viticultor respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo. Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás’”. (Lc 13,6-9)

Somos essa “figueira”, e estamos vivendo esse “ainda este ano”, este kairós, buscando a metanóia, a fim de dar frutos, antes que seja tarde!

L.M.J.

03 de março de 2013.

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 03/03/2013
Código do texto: T4169205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.