PEQUENA REFLEXÃO SOBRE FAMILIA

Família é o conjunto de pessoas reunidas pelo afeto onde o mais importante é o respeito mútuo, a colaboração, o compromisso e a cumplicidade. Essa ,para mim, é a definição mais adequada de família.

Contudo,o modelo de família mostrado em comerciais de TV e que é sempre o tradicional ou,para muitos conservadores, o único possível- formalizado em cartório e igreja ,com crianças e o pai como líder- tem sido cenário de abusos violentos,de ordem emocional,verbal e sexual.

-Crianças que crescem sob o trauma por ver os pais brigando, se agredindo mutuamente, porque o casal não quer ou “ não pode” se separar.

Muitas pessoas se negam a viver dessa forma e optam por ficarem sozinhas uma vez que a maioria das “ uniões duradouras”( tipo- Estamos juntos há 30 anos!!!) são baseadas na anulação da individualidade de um dos cônjuges e geralmente a mulher é a grande vítima nesse processo.

A individualidade é a nossa identidade e é necessário preserva-la além das relações interpessoais. Portanto, duas pessoas vivendo juntas não são ,jamais,uma só, ( como as obras de ficção,geralmente de cunho romântico, ficam apregoando),cada uma tem a sua própria individualidade.

Hoje em dia temos além do divórcio, que foi uma conquista de ordem jurídica e social, (que possibilita a dissolução total do vinculo do casamento legal que reprime e poda a individualidade ); o concubinato ou união estável, uma prática que já existe desde há bastante tempo (mas que só foi realmente reconhecida legalmente na segunda metade século XX); a união homo-afetiva, (onde duas pessoas do mesmo sexo vêm até recorrendo á adoção para formarem um grupo familiar ); as mães e os pais solteiros,(inclusive com filhos por adoção); a família extensa( parentes de primeiro,segundo e terceiro grau assumindo responsabilidades familiares.

Essas são formas de famílias que ( infelizmente ou felizmente?)ainda não são alvo de comerciais na TV.

Contudo, eu considero que é um avanço muito grande que essa família de propaganda comercial de TV esteja caindo em desuso justamente em virtude de que mentes estão se abrindo para novas opções de formações familiares, independente de fundamentalismos religiosos e de ideologia política.

Ninfeia G

www.reflexoesemversos.com.br

NINFEIA G
Enviado por NINFEIA G em 23/03/2013
Código do texto: T4204134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.