Universais


Será que desejamos mesmo ser universais, será que existe universalidade geral que possa cobrir a toda multiplicidade social sobre esta terra? Sinceramente não creio. Valores, moral e comportamento, são locais e temporais, algumas vezes não são nem mesmo locais, muitas vezes são circunscritos a grupos ou subgrupos.
Entretanto, entendo que possam existir, conceitualmente, alguns conceitos que poderiam ser universais. Muito mais que o próprio amor, entendo que deveriam ser, o respeito à vida, o respeito a todo e qualquer semelhante, e o respeito à dignificação humana e social, espécies de características que poderiam ser universais, pois estariam entrelaçados com a própria acepção social de nossa humanidade, e a dignificação do próprio viver.
 
Como já dizia o grande poeta, exigir que eu ame de verdade e, de todo o meu ser, a todos, inclusive aqueles que jamais conhecerei, me parece irreal e utópico, mas impor o respeito a todos os seres vivos, mesmo a aqueles que nunca conhecerei, é algo que além de possível, seria intempestivo realizar.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 21/05/2013
Código do texto: T4302392
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.