Padrão e mesmice - somos únicos



Cada um de nós é uma espécie completa, única, e especial e por isto mesmo rara e preciosa. Praticamos a miscigenação entre as espécies, mas os descendentes são eles próprios representantes únicos de suas espécies especiais. Generalizamos como seres comuns e corriqueiros apenas por facilidade de expressão. Somos “Unus” Homo Sapiens , eu sou do tipo Homo Sapiens “eu”, você é do tipo Homo Sapiens “você”, cada um é do tipo Homo Sapiens “cada um”.
 
De que adianta achar que exista um padrão único na sociedade, é exatamente na multiplicidade de cada um em pleno todo coletivo, ou melhor, na multiplicidade de todos em pleno todo coletivo, que reside a força criativa e de sustentação desta mesma sociedade. A igualdade e o padrão absoluto retiram a força de variabilidade, especialização, perpetuação e sustentação desta ou de qualquer sociedade. A mesmice leva a fraqueza e ao desanimo, a diversidade e suas diferenças permitem o atrito criativo, permitem o choque criador, fecundo e inventivo, além de oferecer variedade onde a seleção natural pode sempre encontrar melhores alternativas de perpetuação.
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/05/2013
Código do texto: T4302754
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.