Duas perguntas



Existem infinitas perguntas, mas entendo que existe a pergunta, aquela pergunta que todos gostaríamos de ter a resposta: Porque existe algo ao invés de nada existir? Entendo que esta é a pergunta das perguntas. Creio sinceramente que para ela existirão inúmeras respostas, mas todas no universo das suposições, dos desejos ou dos preconceitos. Sinceramente entendo que jamais haverá uma resposta balizada em real conhecimento para esta pergunta. Talvez os religiosos acreditem ter esta resposta, mas mesmo para eles a pergunta, sem fuga, é válida, apenas troca de alvo: Porque existe um deus ou deuses, ao invés de não existir nada?
 
Por mais que caminhemos, esta pergunta estará sempre se afastando de nós, mas o que importa é que algo existe, e que esta existência permitiu um sistema solar, no qual sua estrela, nosso sol, que não passa de uma estrela nada especial, estabilizou como o seu terceiro planetinha, um quase nada na existência total, o nosso planeta terra, e ao longo dos últimos 4 bilhões e quinhentos mil anos permitiu que a fantástica física e sua parceira estatística, a química, dessem um salto para a maravilhosa, fantástica e magnífica biologia, permitindo que a vida pudesse evoluir, de um início talvez de mero replicadores, em que talvez fosse impossível até definir como vida ou mesmo como biologia, até a formosa e estupenda variedade de espécies que hoje existem e que já passaram por este planeta. Entre estas espécies existe uma, não mais importante que as outras, apenas diferente em algumas características mentais, que se especializou e acabou por cobrir praticamente todos os recantos deste planeta, e hoje é mais um ser daninho do que um ser útil a própria manutenção dos nichos ecológicos existentes. Nesta espécie, o homo sapiens, pude eu nascer de uma improbabilidade quase total, e aqui estou eu escrevendo este texto, meio que com certa vergonha do ser que sou representante.
 
Agora que a realidade é uma realidade, que existo, que existimos, existe outra pergunta que deve sinceramente ser atacada, pois de sua resposta poderemos derivar respostas para muitas outras questões: O que é ser um ser humano, um homo sapiens; e o que é ser um indivíduo, um ente, desta espécie? O que é o homem, e o que é realizar uma experiência como um exemplar deste ser? Fácil de perguntar e de sincera difícil resposta, por ignorância, por medo, por vergonha ou por mera arrogância.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 15/06/2013
Reeditado em 15/06/2013
Código do texto: T4343340
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.