Insensibilidade


Creio não haver nada mais triste que o choro sofrido e sincero de uma criança, e de seus pais pelo sofrimento desta criança.
A desumanidade, lenta e na calada de nosso existir, como que infiltração que força passagem por lugares que sequer imaginamos, forma raízes, mais profundas do que podemos sequer imaginar e nos coloca a margem da humanidade verdadeira, daquela que deveria nos identificar e nos distinguir de forma clara como espécie, do resto do reino animal.
 
Aos poucos a insensibilidade e o descaso pelo sofrimento alheio tornam-nos cada vez menos humanos e cada vez mais egoístas de nossa felicidade, em detrimento da felicidade social, e nos esquecemos que esta mesma desumanidade mais cedo ou mais tarde baterá as nossas portas, por mais altas, seguras ou protegidas que pareçam ser. Cada vez mais achamos coisa comum o sofrimento de seres humanos e mesmo de crianças, a menos que estas sejam nossos filhos é claro.
 
A insensibilidade abala a raiz de nosso ser e destrói a estrutura do valor e do respeito humano.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 23/06/2013
Código do texto: T4355370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.