Controle do que somos

Os românticos ou os presunçosos, os ingênuos ou os ignorantes creem sinceramente que estão no controle total do que exatamente são, do que exatamente querem, do que exatamente pensam ou acham, do que exatamente são capazes de fazer ou do como reagirão a toda e qualquer excitação ou nova situação. Creem mais ainda que têm controle sobre o seu presente e sabem o futuro que lhes espera. Ledo engano, ninguém possui controle total de si, do que é, do que pensa e do como reagirá a todo e qualquer evento, primeiro porque a consciência é uma pequeníssima parcela do que somos, segundo que não somos um, mais somos vários, terceiro que vivemos em um complexo caos de eventos que se interferem mutuamente e coletivamente, horas se destruindo, horas se reforçando e outras horas distorcendo  linhas temporais de causas e efeitos, mais ainda, criando novas causas e novos efeitos. O caos e a aleatoriedade natural de tudo que nos cerca, aliado a complexidade mental que emerge do complexo circuito neuronal que nos mantem, e completado pela plasticidade deste mesmo cérebro, e do como ele se transforma constantemente, nunca seremos senhores de nós mesmos e muito menos do presente que nos cerca, assim o futuro a ninguém pertence...


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 05/07/2013
Código do texto: T4373902
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.