Se você pensa que sabe o que eu sou



Se você pensa que sabe o que é que eu sou, talvez eu seja, talvez já o tenha sido, talvez venha um dia a sê-lo. O “volume” espaço-temporal que ocupo, ou do qual sou um elemento participante, enquanto existo, pode não ser “volumoso” o bastante para permitir que a probabilidade de eu ser, ter sido ou vir a ser o que pensas, não seja suficiente para que se realize este ser.
 
O caos é em si também determinístico, minha vida, nossa vida, todas as vidas, são em essência caóticas e assim também determinísticas. Confundimos caótico com totalmente aleatório, confundimos determinístico com cem por cento previsível. A maioria das “coisas” age de forma determinística, porem não é totalmente previsível em longo prazo, algumas outras sequer em curto prazo.
 
A nossa realidade é determinística, mas como desconhecemos todos os agentes envolventes, ela é também caótica, tão mais caótica quanto maior for o espaço de tempo decorrido, assim nossa vida é previsível (até certo espaço de tempo), mas parece agir, ao longo do tempo, como cada vez mais caótica, para piorar, nem eu sei exatamente o que sou, e muito menos os todos que já fui, assim ninguém, no fundo, poderá sabe-lo.

Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 20/07/2013
Código do texto: T4396219
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.