A diferença entre educação e nível de instrução

Quero aqui tirar do mesmo balaio uma coisa que todos colocam no mesmo. Educação e nível de instrução, estas duas coisas não são a mesma coisa e, sequer, andam proporcionalmente juntas. Pessoal está reivindicando educação de qualidade ao Estado brasileiro, mas se esquecem que educação é o que se aprende com a vida, são seus princípios e que têm como base o que se vive em família, com amigos, enfim, com a interatividade entre pessoas. Nível de instrução é aquilo que se aprende na escola, são conhecimentos técnico científicos que você utilizará em seu dia a dia em seu trabalho, em casa, enfim em todo lugar; é aquilo que fará você não enfiar o dedo na tomada, levar um choque e morrer. Nível de instrução é CONHECIMENTO enquanto que, educação, é o seu conjunto de PRINCÍPIOS.

O que tem faltado mesmo no Brasil e até mesmo, no mundo, é a educação. Grande parte das merdas que acontecem por aí são feitas por pessoas que possuem alto grau de instrução e baixíssimo nível de educação. São jovens que bebem, dirigem e batem seus carros. São jovens que têm acesso à boas instituições de ensino, mas não estudam direito, pois preferem malandrar e jogar o dinheiro dos pais fora. São pessoas que vão ao traficante para comprar drogas sem pensar no quão negativamente aquela atitude influenciará, não só sua própria vida, mas de toda a sociedade. São "advogados" que fazem de tudo para livrar os verdadeiros bandidos da lei visando o dinheiro da causa e não o bem estar da população. São "empresários" que burlam licitações para tirar vantagem de obras que farão muito pelo bem geral. São "empresários" que não respeitam e valorizam seus empregados e os vê apenas como uma peça de um mecanismo, facilmente substituível, descartável. São "empresários" que fazem cartéis para manipular preços de bens e serviços consumíveis e até mesmo inflacionar o mercado. São "políticos" que, ao invés de pensarem no bem estar do povo que governa, estão lá apenas para vantagens pessoais. São "empresários" que patrocinam guerras mundo afora para vender armas para os dois lados e ganhar dinheiro com a desgraça alheia e reconstrução dos países por eles mesmos destruídos. São inúmeros exemplos que poderiam ser citados, mas fico com estes que ilustram bem a separação que existe entre educação e nível de instrução.

Nisso a escola não entra, para trabalhar com a educação de um povo é cada um por si mesmo, olhando para dentro e vendo suas próprias atitudes no dia a dia. Para cada ação que vai fazer pensar, antes, se aquilo é ou não prejudicial à terceiros e até mesmo a si próprio. Só assim se muda o todo, cada um fazendo sua parte, por mais que pareça que o que está fazendo de nada está valendo. A educação de um povo é a soma da educação individual da população daquele local, pensem nisso!