Anarco-sentimentalismo

Autogestão na vida:

Na política,

na sociedade,

na saúde,

e, por que não, no amor?

Sim, no amor! Amor no seu sentido mais amplo e mais diminuto. No amar, no sentir e no relacionar-se.

Muito além de não depender de ninguém além de si mesmo para ser feliz, autogestão nos sentimentos é não depender de ninguém (no seu sentido mais amplo) para agir com relação ao próprio sentir.

Não limitar-se a nada para amar - no sentido verbal da palavra. É agir à serviço do amor e não o contrário. Sem precisar de nenhum aval, de nenhuma prerrogativa ou certeza, de nenhuma recompensa.

Autogestão nos sentimentos é sabedoria para amar a todos e amar a si mesmo. Liberdade para ir e vir, sem depender da aprovação de outrém. Liberdade para chamar mas também para deixar ir. Liberdade para ouvir o chamado e também para partir.

Amor... Palavra sublime, sentimento sutil. O que é amor?

Não saberíamos dizer. Mas a autogestão no amor é descobrir seu real significado sozinho, experimentando como melhor fluir. E também permitir e respeitar o amor escolhido por outra pessoa. Não coibir, não controlar e com liberdade o suficiente para amar e ser amado. É, por fim, em outras palavras, deixar a natureza agir. Pois autogestão também é livrar-se do patrão - principalmente quando esse patrão é você mesmo.

Sentimentos são Natureza, e entenda essa frase como melhor lhe tocar. Mas são de natureza leve e não controlável. É uma grande perda de tempo tentar controlá-los, assim como é perda de tempo tentar segurar a água ou o ar com as mãos, ao invés de aproveitar seu toque sutil e carinhoso na pele, no momento presente e com toda a intensidade que conseguir...

Não tenha um patrão e não seja um patrão nos teus relacionamentos. Não te prende a uma definição. Como poderia algo tão complexo e tão simples ter apenas uma definição, um conceito, um limite? Ter limites?

Antes disso, faça (através da não-ação, já que o próprio "fazer" requer um "eu") o esforço de não ser o protagonista. Protagonismo requer controle, que requer racionalidade. Foge disso. Entra em sintonia com tua natureza e com a do teu próximo. Assim perceberá que o amor é realmente muito maior e mais abrangente a tudo e a todos quanto sequer tua racionalidade e controle podiam imaginar.