Animal !!! Racional ???


A resposta mais simples e direta que encontro a pergunta “O que é o Homem?” é que ele é um animal. De pronto me vem a tentação de complementar com algo Aristotélico como: É um animal racional.

Prefiro não ser tão afoito e dizer que o homem é um animal com possibilidades racionais. Animal, pois que como eles, nasce, vive e morre, faz sexo, reproduz-se, respira, necessita beber e comer, sente dor e alegria, sente medo, aprende e etc... É incrível que mesmo amigos com um bom grau de cultura se sentem ofendido de serem chamados de animais, mas o que seriam eles? Espíritos de luz!!! Sim somos animais. Alguns deles me questionaram que os animais não sentem alegria, eu me espanto com tamanha certeza, de alguém que nunca estudou biologia, ou zoologia, mas que baseados apenas em autoridades do saber afirmam, de forma meramente repetitiva, peremptoriamente, que animais não sentem alegria. Como! Bradei eu. Quem já teve um cachorro e viu no seu comportamento a alegria estampada, até mesmo em seu semblante(propositalmente para não falar focinho), sabe que animais sentem alegria, mesmo gatos com seu estilo arredio demonstram clara alegria, e o que falar dos nosso primos próximos chipanzés ou bonobos, e dos primos mais distantes orangotango e gorila (quase apanhei). Logo fui retrucado de que era mero instinto, mas a nossa alegria também é instinto, a felicidade e a alegria nascem do submundo de nosso ser e agem como serviços zumbis mentais que desconhecemos, o que nos diferencia é a capacidade de mentir felicidade ou alegria segundo nossos interesses (realmente somos melhores pois mentir é nossa especialidade). Somos animais sim, evoluímos na mesma arvore geral de todas as espécies conhecidas, da bactéria, ou melhor desde as arqueobactérias passando as eubactérias, até os animais que hoje dão a graça de viver conosco, e o pior evoluímos mais recentemente de espécies símias e viemos da África, aí alguns dos meus amigos já queriam me matar. A religião segundo eles é clara, somos imagem e semelhança de um deus, criados por escolha direta dele para dominar a terra e merecer ou não o reino de deus, não evoluímos de “macaco” nenhum.

Como a presunção, a vaidade e o fanatismo fazem mal as pessoas. Agora quando por mera provocação falei que a imagem e semelhança possui muitos diferentes traços, a resposta foi mais ou menos que, não é bem assim, é uma imagem filosófica, é espiritual. Quando por provocação falei da maldade humana, a resposta foi de que a imagem e semelhança era apenas na origem, que ele nos deu o livre arbítrio. Quando provoquei que a neurologia está caminhando para provar que não existe livre arbitrio, bradaram que a ciência nada pode falar de fé... Mas eu não estava falando de fé, falava da imanente existência de animais humanos, que possuem capacidades racionais, não de fé ou de misticismo.

 
Eu sei que fui um pouco “grosseiro” para com alguns amigos, mas era apenas uma forma de ver até onde iriam em seus preconceitos acerca do que somos. Para alguns deles, mas vale o que está escrito, o que foi revelado, o que foi afirmado por agentes que se auto determinam autoridades do saber, do que toda e qualquer racionalidade mais séria.
Por isto discordo do que se costuma chamar de definição aristotélica, o homem não é um animal racional, ele possui capacidades racionais, mas abre mão delas em nome de crenças, ou juízos de fé... 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 28/07/2013
Código do texto: T4409132
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.