Sobre a humanidade


A humanidade é um atributo individual, representa o nosso ser, mas somente faz sentido, se nos valoriza em relação ao corpo social.
 
A Humanidade que só se veste a si própria, é desumanidade que despe o corpo social.
 
A humanidade é um corpo granular que individualmente nada é de especial, mas quando se liga aos demais, não por si, mas pelo conjunto do qual é também um elemento, ganha força e faz a real diferença entre o mero animal e o ser social.
 
A humanidade que cultiva preferências não agrega real valor social, nem dá liga que sustente este mesmo corpo social.
 
A humanidade não é uma invenção, é uma descoberta.
 
A humanidade não é um produto que se compra, troca ou se adquire, a humanidade é um estado de ser, de realizar nossa existência, de comprometer- se pelo próximo e de ser social sem deixar de ser único em sua individualidade.
 
E quanto mais pensava sobre a humanidade, mais descobria que é muita presunção e prepotência termos nos definidos como “animal humano”, mais ainda como “ser humano”, e mais tinha certeza que ainda não nasceu um verdadeiro ser humano. E quanto a mim? Triste descoberta, sou no fundo tão pouco humano como a maioria de todos nós, a humanidade ainda passa ao largo de meu ser, talvez por isto ainda não tenha me revoltado por completo contra o que aqui está; e isto torna mais fácil entender a sociedade que componho. 

 
Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 29/07/2013
Código do texto: T4409764
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.