MITO - ORIGEM DA MENTIRA OU DA VERDADE?

A mídia vem usando a expressão MITO OU VERDADE, com excessiva frequência no sentido de conceituar o que é verdadeiro, usual e digno de ser considerado autêntico ou falso, incapaz e desprezível.

A verdade, no contexto, é a realidade comprovada pela ciência e consagrada pelos padrões de conduta nos âmbitos sociais, econômicos, jurídicos, científicos etc. Os mesmos conceitos muitas vezes consideram como mito a negação dessas premissas.

Entretanto, na divulgação dos mesmos conceitos, valem-se de elementos para esclarecer certos fatos que são simplesmente fundamentados nos MITOS.

Mitos não são conceitos rigorosos ou histórias falsas, no sentido lato. Muitos deles podem surgir de uma lenda, de uma imaginação fértil que pretendia transformar em realidade. Podem aparecer nos mais remotos recônditos da humanidade, enquanto as criaturas constituíam o arcabouço daquilo que viria chamar linguagem.

Numa análise mais rigorosa podemos dizer que os MITOS são eventos, elementos consistentes e vitais da História da Humanidade e para humanidade.

Os Mitos fornecem substância e razão de ser para a Cultura. São as células da cultura de todos os tempos e lugares.

Muitos Mitos se perderam nas brumas remotas das civilizações. Outros fraquejaram, mas não se esvaneceram totalmente.

Suas reminiscências persistem ao longo dos séculos e milênios, suscitando dúvidas e conceitos dúbios chegando ao ponto de serem consideradas MENTIRAS.

Diversos MITOS são tão reais que, embora sejam tomados por conceitos FALSOS são eles que dão razão de ser a diversas VERDADES.

Joel de Sá
Enviado por Joel de Sá em 29/07/2013
Código do texto: T4410182
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.