Registro Nº 25

Não é fácil ter personalidade, ou talvez opinião.

Do momento em que acordo e me levanto, ao que me deito e descanso, tem sempre alguém pra apontar defeitos, os meus, preferencialmente. A massa, realmente é difícil de satisfazer...

Com o tempo (e as agruras da vida, é verdade) eu simplesmente deixei me importar com muitas coisas, principalmente com a opinião e, em partes, o sentimento dos outros, sem que isso seja extremo: Não é um egoísmo absoluto ou uma ausência de altruísmo.

É apenas que, sacrificar-se em prol do outro é bonito apenas em poemas, poesias, na bíblia, nas novelas e nos dramas escrotos... Na vida, isso é garantia de melancolia. Se tenho a opção de escolher entre estar bem e estar ferrado, por que raios eu escolheria a segunda opção???

Então eu tolero ser taxado de frio, ou de ser o calculista que se mantém em guarda. Eu posso aturar todo dramalhão do mundo e aceito ser o vilão na sua história, na história de qualquer um. Afinal, eu estou bem.

Acho que nesse mundo do cão que vivemos, já somos metralhados constantemente com a chatisse dos dias e do passar do tempo. Tenho que tolerar empregos horríveis, patrões e patroas sensíveis, gente desinteressante, ambiciosos, vencedores, escadas em dias de sol quente, eleições, reformas nas casas dos vizinhos, os pedreiros que fazem estas reformas, religiosos, ex-mulher... É apenas que isso tudo, bem, isso embrutece um homem! Leva toda gentileza dele embora.

Tudo que sobra no fim, pra mim, é a solidão, ou o desejo por ela... Ou apenas uma companhia que entenda que você não precisa dela o tempo todo, que você não requer carinho, amor ou afeto, apenas o interessante, apenas a ausência do tédio, já te é plenamente suficiente pra uma vida.

É difícil entender, que não apenas gosto da solidão, eu também sou solidão, parte dela, junto dela.

Pode não parecer, mas sou apenas muito prático. Nunca tive e não tenho a intenção de ferir. É que isso apenas acaba acontecendo, independente do que faço ou não faço. Por isso, solucionem vocês seus próprios problemas, bebam gasolina, façam trilhas, viagem para o Tibet, pratiquem esportes, canoagem, meditação, pratiquem o desapego, qualquer coisa que faça com que me deixem em paz no meu merecido sossego!

A solução pra todo "mal" e vilania que represento é simples. Não me ame, não me ligue, não me mande mensagens, não me dê atenção. Eu nunca pedi por nada disso e não precisa se conformar, não precisa entender. Saiba, que não vou corresponder, nunca tive a obrigação. Não vou me dar o trabalho de mudar o que pensam sobre mim, não vou ser o herói da sua história (talvez eu não seja nem o da minha).

Contudo, não posso (e não vou) pedir que não me odeiem. Não posso impedir isso e ainda que pudesse, não impediria, pois é desperdício de energia. Afinal, seu ódio não me faz mal: Vou continuar sendo acordado pelos pedreiros malditos ao meu redor martelando reformas vizinho afora, vou continuar dependendo do mesmo ônibus infernal para ir ao trabalho, tendo convênio da Unimed que é uma porcaria e aturando mais um monte de chatisses. Um mal a mais outro a menos não faz quase diferença...

Vinícius Risério Custódio
Enviado por Vinícius Risério Custódio em 08/08/2013
Reeditado em 30/04/2016
Código do texto: T4425682
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.