"A paz do coração é o paraíso dos homens."

Quando somos crianças, com nossa inocência, sonhamos com um lugar onde seriamos eternamente feliz. Mas conforme crescemos e amadurecemos, a dor e a escuridão aparecem em nossos caminhos e de repente o sonho pelo paraíso foge do nosso alcance.

Mas por mais que digamos ao contrário, a esperança jamais abandona os nossos sonhos, ela ainda paira sobre os nossos desejos mais profundos.

É triste saber que no mundo onde a criança é ensinada a acreditar em magia e em criaturas especias, existem incrédulos que menosprezam este conceito e não acreditam que o paraíso pode ser alcançado, esses apenas se contentam com a mudança de um deserto para um vale e vice-versa e assim estarão presos em uma eterna inércia e nem se dão conta.

Pois, prefiro acreditar que alcançarei o paraíso mesmo que ele não exista. Prefiro ser um sonhador mesmo que o meu sonho seja uma tolice. O paraíso existe, ele só está perdido dentro da imundice dos pecados do ser humano. A ideia de um lugar onde serei eternamente feliz me dá energia e garra para enfrentar as lutas e os soldados que nelas lutarem sejam eles o quão assustadores sejam.

Devemos construir nosso paraíso com lembranças dos vales e desertos nos quais sofremos, porque a vitória é sempre mais gostosa quando lembramos o quão difícil foi a luta. Só sabemos que o mel é realmente doce, quando experimentamos o azedo do limão. Só descobrimos a felicidade quando já passamos pela tristeza. Só sabemos o valor da amizade quando lembramos que já sofremos com a solidão. Sentimos o perfume envolvente de uma rosa, quando nos machucamos com seus espinhos ao segurá-la. Damos real valor ao paraíso quando passamos tempo demais sofrendo no deserto sem ao menos a trégua de um oásis. Só se aprende a dar valor à vida quando de alguma forma olhamos nos olhos da morte e a enfrentamos.

A maior beleza de um paraíso é que, em simultâneo, em que é exclusivo, ele também pode ser sobrenaturalmente coletivo. Todos que perseveram nas batalhas um dia o alcançarão, porém, cada indivíduo o amará e o aproveitará de modos diferentes e por motivos diferentes. Não importa o tamanho e nem a beleza, só deveremos querer é chegar lá.

Não quero o paraíso hoje, porque quanto mais tempo eu permanecer vagando pelo deserto, mais tempo o meu arquiteto celestial terá para moldar o meu único e exclusivo paraíso.

Eduardo Dinareli
Enviado por Eduardo Dinareli em 09/08/2013
Reeditado em 12/04/2022
Código do texto: T4426536
Classificação de conteúdo: seguro